Tecnólogo ou Bacharel em Design? Suas dúvidas respondidas

18 respostas sobre os cursos de Tecnólogo e Bacharel em Design

tecnólogo ou bacharel em design?

Eae, tudo bele?

O artigo de hoje é sobre faculdade de design, mais especificamente vamos falar sobre as diferenças e as principais dúvidas sobre os cursos tecnólogo e bacharel em design?

Se você está procurando, ou procurou em algum momento, por curso superior em design, você deve ter esbarrado na questão de tecnólogo ou bacharel em design.

E aí começam a surgir inúmeras dúvidas sobre o assunto:

Afinal, qual é melhor? Será que se eu escolher um em detrimento de outro eu estarei me equivocando? Será que o mercado prestigia mais um outro tipo de curso?

Para sanar essas e mais outras dúvidas estamos aqui 😀

Então vamos entender o que é cada curso, suas sinergias e diferenças. Antes de começar só que te passar uma dica importante:

O site Quero Bolsa disponibiliza bolsas com até 75% em cursos superior, tecnólogo ou bacharel ,e de pós-graduação em design.

Quero-bolsa-Tecnólogo-ou-Bacharel-em-Design

Se você vai entrar na faculdade, antes de qualquer coisa sugiro fortemente que acesse agora o Quero Bolsa e veja senão tem nenhuma bolsa na faculdade que você deseja entrar. Eu mesmo usei o Quero Bolsa e foi muito útil na minha época. Não perca tempo! CLIQUE AQUI e saiba mais.

Isto posto! Bora começar? Vamos nessa?

Curso bacharelado em design?

Trata-se do curso mais tradicional. É um curso superior com duração em média de 7 à 8 semestres ( 3 anos e meio à 4 anos) e que dá ao formado o título de bacharel em design.

Requisitos para ingressar em curso de bacharelado:

  • Ter terminado o ensino médio completo;
  • Se habilitar no processo seletivo da faculdade, como ter uma boa nota no ENEM,  passar no vestibular da universidade em questão e em alguns casos ser aprovado em testes práticos.

Curso tecnólogo em design?

Essa categoria de curso é mais nova que a anterior mais enxuta e criada para suprir as necessidades de mão obra especializada do mercado de trabalho. O tecnólogo é um curso superior com duração em média de 4 à 6 semestres ( 2 anos e meio à 3 anos) e que dá ao formado o título de tecnólogo em design.

Requisitos para ingressar em curso de tecnólogo:

  • Ter terminado o ensino médio completo;
  • Se habilitar no processo seletivo da faculdade, como ter uma boa nota no ENEM,  passar no vestibular da universidade em questão e em alguns casos ser aprovado em testes práticos.

Agora que você já sabe o básico sobre os cursos, vamos as principais dúvidas das galera a respeito de tecnólogo ou bacharel em design.

Antes só quero te avisar que temos mais dois conteúdos aqui no Chief sobre faculdade de design. Então de ingressar em uma, sugiro fortemente que confira nossos conteúdos. Seguem os links:

➡ Curso de Design Gráfico – Como começar.

➡ Por que você deve fazer faculdade de design?

➡ Por que você não deve fazer faculdade design agora?

➡ Faculdade de Web Design

Agora sim, podemos prosseguir 😀

1# O curso tecnólogo é a mesma coisa que técnico?

Não. O curso tecnólogo é um curso superior em design.  Já o curso técnico é um curso profissionalizante. Para ingressar no curso profissionalizante, por exemplo, você não precisa em muitos casos passar em um vestibular e pode realizar mesmo que não tenha completado o ensino médio.

2# O curso tecnólogo é reconhecido pelo MEC?

Sim, é o MEC (Ministério da Educação) que dita as diretrizes sobre os cursos de tecnólogo e bacharel em design. No site do MEC temos a seguinte informação:

Os cursos tecnológicos existem no Brasil desde a década de 60 do século passado. Nos últimos anos, a procura aumentou. O número de alunos matriculados cresceu, entre 2002 e 2008, de 81,3 mil para 421 mil, segundo dados do censo da educação superior.

Entre os cursos mais procurados estão os de gastronomia, automação industrial, análise e desenvolvimento de sistemas, radiologia e gestão de recursos humanos. Todos com salários iniciais em torno de R$ 2 mil.

Fonte: http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/33349

3# Se eu fizer curso de tecnólogo posso continuar meus estudos?

Sim. Você pode fazer um tecnologo e depois fazer uma pós-graduação, mestreado e assim por diante. No site do MEC também encontramos a seguinte citação:

Assim como os egressos de cursos de bacharelado e licenciatura, os tecnólogos recebem diploma de graduação e têm o mesmo direito de fazer cursos de especialização, de mestrado ou de doutorado e participar de concursos públicos. Podem também ingressar em curso de mestrado profissional.

“Não há restrição legal quanto ao tecnólogo fazer pós-graduação”, ressalta o coordenador de regulação da educação profissional e tecnológica do MEC, Marcelo Feres. “É preciso ter em mente também que o egresso pode dar continuidade aos estudos, independentemente de títulos acadêmicos.”

Fonte: http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/3334

4# Posso concorrer a vagas de concursos públicos com o diploma de tecnólogo?

Sim. Não existe distinção referente a curso tecnólogo ou bacharel em design, ao menos, como cita o site do MEC, exista no edital alguma especificação especial sobre o tipo de curso superior requisitado.

O contratante tem autonomia para decidir a qualificação do servidor que busca. Contudo, caso a exigência seja de nível superior e/ou graduação, o formado em cursos tecnólogos está apto a prestar o concurso. Ressalte-se a exceção em caso de solicitação específica da formação em licenciatura e/ou bacharelado. Portanto, o fator determinante é o teor do edital de cada concurso no qual estarão discriminados os títulos exigidos.

Fonte: http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/3334

Quero Bolsa-Tecnólogo ou Bacharel em Design-02

5# Quais os tipos de cursos de design para tecnólogo e bacharel?

Nesse tópico a resposta pode variar bastante, já que depende da sua região, da instituição entre outros fatores.

O curso tecnólogo é mais específico para uma determinado área como, por exemplo:

Design de interiores.

Curso que habilita o formado a trabalhar com: 

Design de ambientes, design de interiores e decoração; ambientação de interiores; design de móveis e interiores, etc.

Design de moda.

Curso que habilita o formado a trabalhar com: 

Moda e figurino; moda; negócios da moda; Estilismo, planejamento de coleção de moda; produtos da moda, etc.

Design de produto:

Curso que habilita o formado a trabalhar com: 

Desenvolvimento e planejamento de embalagens; design de calçados; design de móveis, etc.

Design gráfico.

Curso que habilita o formado a trabalhar com: 

criação e produção gráfica; comunicação digital, desenho técnico; web design; comunicação e ilustração digital; comunicação em computação gráfica; design de multimídia; design digital; design gráfico e programação visual; editoração eletrônica; produção gráfica digital, etc.

Já os cursos de bacharelado em design são cursos de Design, ou seja, abrangem o assunto de forma mais ampla e com tal formação você pode depois decidir por qual caminho seguir.  O bacharel em design, que similar ao tecnólogo, pode atuar exercendo qualquer áreas citadas acima, além obviamente, de  ter mais tempos e  aprofundamento nos estudos e pesquisas.

6# Existe preconceito com curso tecnólogo?

Pode sim existir. Quando falamos de tecnólogo ou bacharel em design, podeos encontrar certas empresas e profissionais que fazem distinção entre os cursos, desmerecendo quem fez tecnólogo. E ainda existem empresas que podem não aceitar o diploma de tecnólogo, mesmo que o próprio MEC valide o diploma como nível superior

Porém isso é raro e principalmente em se tratando de design, o que mais importa é justamente a sua capacidade profissional, o seu portfólio e sua experiência profissional.

7# Qual é melhor? Tecnólogo ou bacharel em design?

Não existe melhor ou pior, pois depende dos objetivos e momentos de cada um.

Se você tem mais urgência em ingressar na área de trabalho, se já atua com design há um tempo e precisa de um diploma na área para continuar com seus objetivos profissionais, ou até mesmo já tem outra formação, é mais velho e não tem mais tanta paciência para faculdade. Talvez o curso tecnólogo seja a melhor solução.

Por outro lado se você é mais jovem, quer estudar mais, ainda não sabe em qual segmento do design irá atuar e deseja realmente ter mais tempo de estudo e pesquisa, talvez o bacharelado seja a melhor opção.

Essa questão realmente vai de cada um e apenas você pdoe saber o que é melhor. Avalie bem cada ponto dos cursos e veja qual é, para você , o melhor custo benefício.

Tecnólogo ou bacharel em design? 18 dúvidas respondidas

Para ajudar na sua decisão e responder muito mais perguntas, como por exemplo se o tecnólogo pode fazer estágio em design, que eu criei um um vídeo exclusivo sobre o assunto.

Abaixo deixo o vídeo para ajudar você, respondendo 18 dúvidas sobre o assunto tecnólogo ou bacharel em design, bele?

Então é isso, Galucho! Se você gostou desse vídeo deixe o seu like e compartilhe com seus amigos que tiverem interesse 😀

Espero que esse vídeo tenha sido útil para você. E antes de tomar a sua decisão, visite o site do Quero Bolsa e veja se consegue uma bolsa na faculdade que você está pesquisando para entrar. Eu mesmo usei o Quero Bolsa, quando fiz faculdade, e me ajudou muito. Visite agora mesmo o site, CLIQUE AQUI e saiba mais!

E não esqueça também  de se inscrever em nosso canal no Youtube [CLIQUE AQUI ]

Deixe a sua opinião, dúvida e experiência nos comentários aqui abaixo, bele? 😀

Até mais.

Forte abraço.

David Arty

Olá. Sou David Arty, fundador do blog Chief of Design.
Sou natural de São Paulo, Brasil. Trabalho com design, principalmente com design para web, desde 2009. Procuro transformar ideias loucas e complexas em peças simples, atrativas e funcionais.


Also published on Medium.