Faculdade de Design – Por que você deve fazer agora?

Por que fazer uma faculdade de Design? Pra quê isso?

Por que você deve fazer faculdade de design agora?

Eae, tudo bele?

Fazer ou não fazer faculdade de design? Eis a questão?

Tem gente que defende que para um Designer ser completo, é preciso ter um curso superior. Outros defendem que faculdade não é essencial, pois é possível ser auto didata e mesmo assim ser um ótimo profissional.

Independente dessa discussão, o é que faculdade pode vir a somar sim na carreira profissional de um Designer. Não que a faculdade de design vá ensinar tudo e transformá-lo no novo Steve Jobs, não é isso.

Mas ter um curso superior em design mostra que pelo menos você se dedicou, nem que seja o mínimo, de 2 ou 4 anos da sua vida para aquilo. Que você passou por determinadas etapas, entre outras coisas.

Outro ponto que conta também é o fato de ser mais fácil, hoje em dia, cursar o ensino superior, logo não tê-lo talvez possa ser visto de uma forma negativa por muitas empresas e pessoas.

Quando você não tem curso superior, parece que você precisa se provar mais, se justificar mais. Isso pode ser hipocrisia do mercado, mas é assim que funciona.

Ao menos que você seja um cara de sucesso, que tenha reconhecimento de destaque na sua área e etc; não ter um curso superior é, quiçá, ficar mais exposto sendo um alvo mais fácil de críticas.

E antes de prosseguir, só quero te avisar sobre o Quero Bolsas, que é um site disponibiliza bolsas de até 75% em faculdades.

Se você está procurando sobre faculdade, sugiro antes que acesse o site do Quero Bolsa. Eu já usei e recomendo.

Quero Bolsa é bom? desconto em faculdade de até 75%

Então a seguir levantarei alguns pontos sobre o porquê você deve fazer faculdade de design. Mas antes, deixa eu te falar para quem é o curso superior em design.

Por que você NÃO deve fazer faculdade design, agora.

Sim, esse artigo é para apontar motivos e razões para você entrar na faculdade de design, mas antes é preciso entender para quem é esse curso.

E isso é importante porque eu, que fiz faculdade de design, vi na prática um fato corriqueiro: muitas pessoas entram na faculdade de design sem saber se é isso que querem.

Muita gente entra no curso superior de design apenas porque não tem outras opções, porque está perdido e viu em algum momento que design poderia ser legal, porque o “fulano” indicou o curso que viu na internet e por aí vai.

Muita pessoas entram na faculdade e saem no primeiro ano. Muitas pessoas se formam em design e nunca trabalharam ou trabalharão com isso. Muitas pessoas tem o título de Designer mas não fazem a mínima ideia do que é Design ou que é trabalhar com isso.

Portanto, se você não está certo sobre a área, se está indeciso, se ainda está pesquisando sobre e vendo a possibilidade de trabalhar com isso, se você ainda não tem certeza, acredito que o melhor é não fazer uma faculdade de design.

Para você, que está indeciso, existem melhores opções como:

  • Cursos onlines;
  • Cursos livres;
  • Cursos de especialização;
  • Cursos técnicos;

É muito mais vantajoso, em todos os aspectos, para você está iniciando agora fazer outros tipos de cursos do cair de cabeça em uma faculdade sem saber ainda se é isso mesmo que você deseja. Por isso indico, para quem está indeciso, esses outros tipos de cursos.

Normalmente eles são mais baratos, com menos tempo de duração e te ajudam a ter uma visão melhor do que é a área e profissão.

Sobre isso eu tenho um vídeo no Youtube onde falo porquê você não deve fazer Faculdade de Design agora.

Dito isso, agora vamos prosseguir com o real tema do artigo.

Então se você já sabe o que quer para sua vida profissional, prossiga no artigo, pois veremos pontos importantes que fazer cursar o ensino superior em Design uma boa.

1° Motivo para fazer faculdade de design: Você vai aprender!

Não interessa se você já domina a área, se já trabalha, se já leu vários livros. Um curso sempre vai acrescentar algo. Mesmo que você já saiba do assunto, as vezes alguma coisa diferente, alguma dica, alguma outra forma de pensar ou abordar o assunto, você verá e com isso, lógico, você aprenderá.

Fazer faculdade de Design pode ser útil mesmo para quem tem anos de experiência. Você vai aprender, nem que seja um grão de areia, mas vai.

2° Motivo para fazer faculdade de design: ajuda no mercado de trabalho

É fato que com curso superior é mais fácil entrar no mercado de trabalho. Ter um curso superior pode ajudar a abrir portas, desde a você conseguir um estágio na área até ter uma melhor posição na empresa onde atua.

Por mais que o currículo não seja tudo para um Designer, pelo contrário, um portfólio sempre será mais importante. Ter um curso superior pode sim chamar a atenção e ajudar nas primeiras etapas.

Ah, se sobre portfólio, eu tenho um eBook que pode te ajudar nessa tarefa, basta clicar aqui para saber mais.

3° Motivo para fazer faculdade de design: carreira acadêmica.

Se você deseja atuar como professor ou até mesmo prosseguir seus estudos com pós-graduação, mestrado e doutorado, o seu primeiro passo será fazer um curso superior.

Para essa opção não tem alternativa. Para ter uma vida acadêmica é preciso iniciar na faculdade.

4° Motivo para fazer faculdade de design: pode ajudar no seu portfólio.

Sim, ter faculdade pode ajudar no seu portfólio.

Normalmente sempre temos que realizar trabalhos práticos na faculdade, seja em grupo ou individual, e tais trabalhos, caso sejam de boa qualidade, podem sim entrar no seu portfólio e ser uma ponta pé inicial para você.

E como  eu já disse, eu tenho um eBook que pode te ajudar nessa tarefa, onde eu inclusive falo sobre trabalhos acadêmicos em um portfólio.

5° Motivo para fazer faculdade de design: network.

Faculdade é um ótimo lugar para network. Você pode encontrar verdadeiros parceiros de futuros negócios na sua sala. E não somente como colegas de classe, mas é possível fazer network com professores, coordenadores e até colegas de outras classes e outros cursos.

6° Motivo para fazer faculdade de design: faculdade está mais acessível.

Como dito no início do artigo, está mais acessível fazer faculdade, principalmente para quem mora em grandes centros do Brasil.

Por isso não fazer uma faculdade de Design, pode parecer por vezes desleixo ou falta de comprometimento com a profissão. É óbvio que ter um curso superior não faz ninguém ser um bom profissional, mas infelizmente é assim que o mercado pode enxergar caso você não tenha.

Hoje em dia também é possível realizar cursos EAD (cursos online) onde você pode estudar de casa, apenas precisando de uma conexão a internet.

7° Motivo para fazer faculdade de design: estímulo para continuar

Não é fácil estudar por conta. Requer dedicação e força de vontade. Muitas pessoas tem problemas ao estudar por conta e precisam realmente de um curso regular, onde você precisa ir todo dia, por exemplo, para prosseguir com seus estudos.

Se você for esse tipo de pessoa, fazer uma faculdade pode ser uma opção viável.

8° Motivo para fazer faculdade de design: a regulamentação da profissão designer.

Há vários anos entidades de Designers tentam regulamentar a profissão. Eu não vou entrar no mérito se isso é bom ou ruim, mas caso algum dia isso ocorra, ter uma faculdade fará diferença.

Em todos os projetos já lançados, um inclusive chegou até a mão da Presidente Dilma, é citado que aquele que tem o curso superior em design, seja bacharelado ou tecnólogo, será reconhecimento como profissional de design.

Quem não tem curso superior em design, terá que provar que atua na área há um determinado tempo, além de outras burocracias.

Portanto, se você tiver faculdade de design no currículo já vai se livrar de algumas boas dores de cabeça.

9° Motivo para fazer faculdade de design: será divertido!

Ao mesmo que você muito anti-social ou que a sua classe seja muito chata, as chances de você se divertir serão enormes. É claro que sempre terá coisas para fazer, alguns conflitos que podem surgir, mas mesmo assim sempre será legal.

E quando você estiver mais velho, talvez lembre com saudade dos “bons tempos” de faculdade.

Por que fazer faculdade de Design? Pra Quê Isso?

Abaixo deixo um vídeo onde falo sobre esses motivos e mais coisas coisas sobre faculdade de design. Assista agora.

Então é isso, Galucho! Se você gostou desse vídeo deixe o seu like e compartilhe com seus amigos que tiverem interesse 😀

Espero que esse vídeo tenha sido útil para você. E se você está procurando sobre faculdade, sugiro que antes de qualquer coisa você acesse o site do Quero Bolsa para conseguir uma bolsa de estudos em uma faculdade de design.

E não esqueça de se inscrever em nosso canal no Youtube [CLIQUE AQUI ]

Deixe a sua opinião, dúvida e experiência nos comentários aqui abaixo, bele? 😀

Até mais.

Forte abraço.

David Arty

Olá. Sou David Arty, fundador do blog Chief of Design.
Sou natural de São Paulo, Brasil. Trabalho com design, principalmente com design para web, desde 2009. Procuro transformar ideias loucas e complexas em peças simples, atrativas e funcionais.