Curso de Identidade Visual

Aprenda a criar identidades visuais e atue no mercado de design de marcas

curso de identidade visual

Eae, tudo bele?

Vamos falar sobre curso de Identidade Visual?

Você sabe o que é Identidade Visual e como funciona um curso de Identidade Visual? Pois bem, neste artigo você vai entender tudo isso e verá também como você pode sim aprender a desenvolver marcas únicas e de personalidade.

Toda empresa, não importa qual (seja ela grande ou pequena, não interessa), precisa de uma identificação visual. E mais do que se distinguir, cada vez mais, em um mundo super competitivo, elas precisam passar através da sua comunicação visual credibilidade, clareza e originalidade. E você designer de marcas, ou aspirante a designer, pode ser o grande responsável por essa tarefa tão importante e precisa dentro de uma corporação.

Ao contrário que muitos pensam, você não precisa de dom ou talento para criar logos que atendam as necessidade dos seus clientes. Tudo pode ser aprendido, e desde que você siga uma metodologia correta de criação tudo é possível no mercado de design de marcas.

Design é ciência, portanto utilizamos de pesquisa, testes, cálculos e embasamento teórico, mais a prática, para criarmos soluções eficientes que resolvem determinado problema. E como você pode perceber isso tudo nada tem a ver com “dom divino”.

Então prossiga a leitura para você entender tudo sobre Curso de Identidade Visual e como você pode ser tornar uma designer de marcas.

Neste artigo você vai aprender:

O que é Identidade Visual?

Identidade visual (IDV) é um conjuntos de elementos visuais que representam algo, como por exemplo, uma empresa, um produto, um serviço, etc. Trata-se de um programa visual determinado e orientado para representar a empresa no âmbito da comunicação visual.

Esse conjunto de elementos pode variar de acordo com cada projeto, mas é comum encontrar elementos como paleta de cores, tipografia, padrões, texturas, mascotes, ícones, entre outros.

Dentre esses elementos temos o Logo, que é assinatura visual da empresa, também conhecida por marca gráfica. A partir desse elemento que todos os outros tomam forma, ou seja, todos os componentes de um projeto de Identidade Visual são oriundos e circundam o elemento principal que é o Logo.

Todos esses outros elementos de um projeto de IDV atuam como coadjuvantes da marca com o objetivo de potencializá-la, como se fossem escudeiros de um cavaleiro, afim de fixa-la na mente do seu público.

Designer gráfico desenho desenho esboço idéias criativas logotipo produto marca rótulo marca arte-final. Estúdio de designer gráfico conceito.

Algumas pessoas confundem ou associam identidade visual apenas ao Logo. É muito comum. Obviamente que isso faz sentido, pois como vimos trata-se do principal ator de projeto de IDV. Todavia um projeto desses não é composto apenas por este único elemento. Um projeto de Identidade Visual trata-se de do conjunto de elementos visuais que possuem a finalidade de representar e distinguir algum produto, serviço, etc.

O profissional responsável por um projeto de IDV é justamente um Designer, ou uma equipe de Designers.

Normalmente um projeto de identidade visual é acompanhado por um manual de marca, que é um documento onde se coloca todas as diretrizes de aplicação e utilização correta da Identidade Visual.

Caso queira saber mais sobre manual de marca, nós temos aqui no Chief um artigo exclusivo sobre manual de marca. Clique aqui para acessar.

E para aprender a criar identidades visuais, conheça o nosso Curso de identidade Visual.

A diferença entre logo, logotipo, símbolo e identidade visual

A diferença entre logo, logotipo, símbolo e identidade visual

Apesar de serem termos semelhantes e muitas vezes usados como sinônimos, existem diferença entre eles.

Talvez para uma pessoa que não seja da área, que não seja realmente o profissional que lida com a criação desses elementos, identificar tais diferenças seja insignificante e sem uso, mas você designer gráfico tem que saber as diferenças e como funciona cada um.

Então a seguir vamos entender e conversar sobre cada um deles.

O que é um Logo?

Um logo (marca gráfica) é um símbolo gráfico facilmente reconhecível que identifica uma empresa, um produto comercial ou qualquer entidade pública ou privada. É uma das formas de distinguir uma marca num mundo competitivo, repleto de elementos gráficos que procuram chamar a nossa atenção todos os dias. Um logotipo é geralmente uma combinação de tipografias, símbolos, gráficos e cores. É um elemento gráfico que faz parte da identidade visual de uma marca, normalmente o principal elemento de programa de comunicação visual.

Portanto, a principal função de logo é a identificação. Um logo identifica uma empresa ou produto por meio do uso de uma bandeira, símbolo ou assinatura. Um logo não vende ou descreve diretamente um negócio, são funções diferentes.

De uma forma mais simples, podemos definir um logo como um símbolo que identifica uma empresa sem explicação ou descrição anterior. Para ilustrar esse conceito, acho que um logotipo pode representar uma pessoa. Quais são as qualidades, as diferenças que a distinguem de outras pessoas?

Preferimos ser chamados por nossos nomes – como Mário, Maria, João – ao invés da descrição confusa de nossa entidade como “o cara que sempre usa rosa e tem cabelo loiro “. Da mesma forma, um logo não deve descrever literalmente o que a empresa faz, mas sim, identifica a empresa de uma forma que seja reconhecível e memorável.

Também é importante notar que somente após um período de tempo o logo se torna familiar (falaremos sobre isso na parte de marca e branding), porque nesse ponto, o cérebro memorizou o símbolo que identifica nossa empresa. O logo identifica uma empresa ou produto em sua forma mais simples.

Você certamente está familiarizado com os logotipos de empresas famosas: Nike, McDonald’s, Nescafé, BMW, Heineken, Disney e Gillette – para citar algumas empresas que estão no top 100 das marcas mais poderosas do mundo.

O que é um Logotipo e um símbolo?

Existe muita confusão entre logo e logotipo, segundo a literatura nacional.

Começando pelo Logotipo, ele se refere à tipografia ou letras que identificam a marca. É bom lembrar que existem marcas que apenas são feitas por logotipo como por exemplo a marca do Fedex.

O símbolo trata o ícone gráfico da marca, pode ser um ícone com representação literal ou abstrato.

Portanto, o logo seria o conjunto de logotipo mais símbolo gráfico.

E para maior aprendizado, saiba que existe diferenças entre logo e logotipo. Para entender a diferença veja o vídeo abaixo:

O que é Identidade Visual?

Como já vimos anteriormente a Identidade visual (IDV) é um conjuntos de elementos visuais que representam algo, como por exemplo, uma empresa, um produto, um serviço, etc.

Logo, logotipo e símbolo não devem ser confundidos com Identidade visual. Na verdade eles são integrantes da Identidade Visual e podem ser chamados de marca gráfica.

Falaremos melhor de marca na tópico a seguir, mas marca gráfica, assim como todos elementos da Identidade Visual (paleta de corestipografia, padrões, texturas, mascotes, ícones, entre outros) são ativos tangíveis que representam uma marca afim de fixa-la na mente do seu público.

O que é Marca?

Você pode encontrar diferentes conceitos sobre Marca dependendo da área.

O pessoal que trabalha com design geralmente pode explicar o conceito de marca com algo similar ao seguinte pensamento:

“Marca é um símbolo gráfico visual que representa algo, como uma empresa, produto, serviço, pessoa, entre outros; com a função de identificá-la e distingui-la de um modo imediato.”

Marca - Coca-cola

Por outro lado se você perguntar o pessoal que trabalha com marketing ou publicidade, provavelmente eles terão como resposta algo semelhante a seguinte afirmação:

“Marca é o conjunto de valores, percepções e experiência que ela passa ou representa para o seu público. Com isso marca não é somente um símbolo gráfico, mas sim a representação de um todo perante o seu nicho de atuação e também ao seu público.”

Ambas afirmações estão corretas e se complementam, afinal não basta apenas criar um símbolo gráfico e achar que ele será uma marca reconhecida mundialmente. Será preciso também elaborar estratégias de marketing e publicidade para que a marca seja reconhecida.

Essas estratégias em conjunto visam fazer que a representação simbólica visual realmente se firme passando bons valores e percepções par ao seu público e mercado de atuação.

Por isso é comum alguns profissionais usarem o termo “marca gráfica” quando se referem exclusivamente ao símbolo gráfico e não a todas as outras questões que envolvem a conceituação e estratégia da marca.

O que é Branding?

Como só ter uma marca gráfica não se consegue um posicionamento estratégico para alcançar objetivos planejados, precisamos criar e executar ações relacionadas com todas as questões de valores, experiências e percepções planejadas para a marca. E nessa hora que entra em campo o Branding.

Branding é o gerenciamento e posicionamento estratégico da marca. Trata-se de um conjunto de ações estratégicas para a construção dos valores e percepções planejados para o seu público.

Todos os pontos de contato do público com a marca, são planejados ou gerenciados pelo Branding. Esse trabalho ajuda tanto a fidelizar os clientes quanto prospectar novos clientes.

Empresário, construindo o conceito de marca com blocos de madeira - Imagem

Com isso enxergamos que no processo de construção de uma marca perante ao mercado e o público-alvo o Branding tem um valor fundamental. Para isso o Branding alinha as estratégias de comunicação e posicionamento da marca utilizando-se dos elementos de identidade visual.

Esse trabalho é normalmente elaborado por uma equipe multidisciplinar composta por designers, publicitários, social medias, atendimento, etc. Por exigir uma equipe multidisciplinar, comumente, e principalmente quando se trata de grandes empresas, esse trabalho é executado por agências especializadas.

Para melhor entendimento, você pode conferir o vídeo abaixo onde explico as diferenças de forma completa.

O que é necessário para criar uma identidade visual?

Para criar uma identidade visual você precisa aprender sobre design gráfico: metodologia de projeto e fundamentos do design.

É difícil especificar tudo o que você precisará ao longo da sua trajetória, mas esses dois tópicos sintetizam tudo o que você precisa e dentro do nosso curso de Identidade Visual, daremos para você a conhecimento sobre esses temas.

O primeiro item, a metodologia de projeto, trata-se do entendimento de como começar e elaborar uma forma cartesiana.

Por isso, você deve entender sobre abordagem, briefing, mapa mental, processo criativo, métodos de pesquisa, entre outros temas.

Processo criativo

Já no tópico fundamentos do design, você precisa ter conhecimento sobre tipografia, cores, gestalt, semiótica e tudo que cerceia o design gráfico e visual.

A parte de metodologia se refere ao pensamento e planejamento, já a parte de fundamentos trata da aplicação e execução conforme o elaborado no passo anterior.

Para criar um projeto de identidade visual coeso, você precisa unir essas duas partes e saber utilizá-las de forma racional e com técnica.

Como escolher um curso de Identidade Visual?

Se você quer começar ou aprimorar a criação de identidades visuais, fazer um bom curso de identidade visual vai te poupar tempo e te dar o direcionamento correto para você seguir. Mas é preciso tomar cuidado para não investir em um curso que não te passa uma metodologia cartesiana e nem te instiga a ter independência e um pensamento crítico sobre o tema.

O nosso curso de identidade visual tem como objetivo desenvolver a sua técnica junto com o seu pensamento analítico e critico. Em nosso curso não queremos que você vire um papagaio que apenas imita o que foi te passado. O nosso objetivo é fazer você agir e projetar como um Designer profissional faz.

Mais do que mostrar tal tendência, tal técnica…O nosso objetivo é realmente trabalhar o seu lado projetista, afinal, um Designer é um projetista e um curso de identidade visual tem que instigar e te provocar para você desenvolver esse músculo profissional.

Por aqui no curso de marcas nós temos aulas sobre:

  • Definições e termos
  • Metodologia de projeto
  • Processo criativo
  • Conceitos de Design
  • Execução prática
  • Desafios para a criação de projetos.

Outros pontos a considerar antes de adquirir um Curso de Identidade Visual

  • Se o acesso é ilimitado, e você pode ver e rever as aulas quantas vezes achar necessário pelo prazo contratado.
  • Se os conteúdos são disponibilizados em uma plataforma 24 horas no ar, e que você possa assistir às aulas a qualquer hora e qualquer lugar que tenha um dispositivo com acesso a internet. 
  • Se o curso tem certificação.
  • Se o curso dispõe de um prazo de garantia mínima para que você possa avaliar o conteúdo para saber se é isso mesmo que você quer, e se ele atende às suas necessidades. 
  • Se o curso oferece um plus que beneficie seu aprendizado como conteúdos bônus que complementam o conteúdo principal do curso, ou alguma comunidade para interação entre alunos e suporte.

Agora que você já verificou alguns requisitos que beneficiam seu aprendizado em um curso online- o saiba que ao adquiri nosso curso você tem diversas vantagens como:

  • Atualizações gratuitas;
  • Grupo fechado exclusivos de alunos;
  • Certificado que comprovará que você realizou atividades complementares externas à Faculdade;
  • Você pode assistir as aulas de qualquer local que tenha uma conexão com a internet e a qualquer hora;
  • Entre outras vantagens.

Para saber mais eu te convido a conhecer a página do curso onde você encontrará mais detalhes sobre o conteúdo do curso, preço, garantia, formas de pagamentos, entre outros.

Clique neste link para ser redirecionado a página do curso.

Conclusão

Então é isso, Galucho! Essas são considerações que acreditamos ser importantes na hora de pesquisar sobre Cursos de Identidade Visual. E gostaríamos que você relatasse o que você acha importante na hora de escolher um curso.

Compartilhe a sua opinião, dúvida e/ou experiência deixando o seu comentário abaixo, bele?

Se você gostou desse post compartilhe com seus amigos que tiverem interesse em criar Identidades Visuais.

Aproveito aqui é reforço o convite para você conhecer nosso treinamento. Clique neste link para ser redirecionado para a página do curso.

Abraço!!!

David Arty

Olá. Sou David Arty, fundador do blog Chief of Design.
Sou natural de São Paulo, Brasil. Trabalho com design, principalmente com design para web, desde 2009. Procuro transformar ideias loucas e complexas em peças simples, atrativas e funcionais.