Web Designer – Essa é a profissão certa para você?

Um raio X detalhado sobre a profissão de Web Designer para quem deseja ingressar na área

Web Designer: essa a profissão é certa para você?

Eae, tudo bele?

Seja bem-vindo (a) a este artigo! Você chegou até aqui, acredito eu, porque está em fase de pesquisa por profissões, e a de Web Designer é uma das que está despertando seu interesse. E você chegou em um canal que tem como um dos objetivos compartilhar conteúdos relevantes sobre Web Design. Então, sinta-se acolhido porque neste artigo vou descrever detalhes importantes sobre a profissão de Web Designer que te ajudarão em sua futura decisão.

Preparado?

Caso não me conheça, prazer 🙂 ! Meu nome é David Arty, responsável pelo Chief of Design e Web designer (ou Designer de interfaces, se preferir). E vou te conduzir nas próximas linhas.

Neste artigo você ficará informado sobre:

O que faz um Web Designer?

O que faz um Web Designer?

De forma sucinta, um Web Designer é um profissional que executa design para web. Por isso para compreendermos melhor sua função temos que conhecer o conceito de web design. Veja a seguir:

“Web design é uma área que executa processos que envolvem o planejamento, a criação e a manutenção de interfaces para websites, aplicações web e interfaces digitais em geral, levando em conta a arquitetura de informações, a navegação, a usabilidade e demais aspectos que devem envolver fundamentos de Design.”

Logo um Web Designer planeja, cria e mantém interfaces digitais para web considerando aspectos importantes do Design.

Precisa ser Designer para trabalhar com Web Design?

Se formar Designer será um diferencial para quem pretende criar interfaces para web, porém não acredito ser o primeiro caminho que você deva tomar levando em conta que muitos bons profissionais nem possuem essa formação.

É possível, portanto, se tornar Web Designer sem cursar Design Gráfico. Basta que você utilize todos os meios possíveis para aprender os conceitos de Design.

Web Design é uma área que deriva em suma do Design gráfico, lógico que com suas particularidades que se refere a aplicação para dispositivos web, mas os principais conceitos, como Teoria das cores, Tipografia, Gestalt, Grid, Imagens, entre outros, são presentes para essa área.

Então você tem diferentes possibilidades de aprender esses conceitos. Você pode aprender em:

  • cursos onlines ou presenciais,
  • lendo livros,
  • consultando a web,
  • em contato com outros profissionais,
  • em congressos e palestras, etc.

Mais tudo isso só será tão forte quanto cursar uma faculdade se você pôr em prática no dia-a-dia.

No vídeo abaixo você poderá ver as diferenças entre Web Designer e Designer Gráfico.

Vale ressaltar que um curso superior em Design sempre será bem-vindo. A questão é que ele somente não  é o suficiente para te tornar um profissional da área e nem tão pouco um Web Designer de sucesso.

O que um Web Designer não faz?

O que um Web Designer não faz?

A razão desta pergunta estar aqui é porque existe muita confusão, na mente das pessoas, ao associar Web Designers com outras áreas.

Um Web Designer não conserta e não formata computador. Pode até saber, mas não é função dele. Nem mexe com rede. Também não mexe com impressora quebrada, nem da do tipo.

E o mais importante: apesar de o processo de construção de sites empregar algumas linguagens avançadas, Web Designer também não é programador. Ele só emprega linguagens que vem de encontro com suas funções que são HTML e CSS, e que você pode conhecê-las no blog aqui e aqui.

Quais os pré-requisitos para ser um Web Designer?

pré-requisitos para ser um web designer

Querer! Sim, isso mesmo! Ter vontade de ser um Web Designer pode ser considerado o principal requisito, desde que você esteja disposto a pesquisar, estudar e praticar.

Algumas coisas podem te ajudar como gostar de Design, tecnologia, artes, ser criativo, gostar de resolver problemas e ajudar pessoas, mas fundamentalmente ter disciplina para aprender  e colocar em prática o que foi aprendido, é o principal.

Qual o salário de um Web Designer?

Qual o salário de um Web Designer?

Vários fatores podem influenciar em quanto ganha um profissional da área. Podemos levar em conta seu nível de experiência, a região do país, o segmento da empresa, etc.

Em média um Web Designer ganha de 2 a 4 mil reais. Mas conheço profissionais que ganham até 3 vezes mais que isso atuando como freelancer e já trabalhei com profissionais que trabalham como funcionário registrado (CLT) que também ganham valores 2 ou 3 vezes mais. A principal questão, que influência nisso,  é você conseguir mostrar seu valor ao mercado e conquistar o seu espaço, seja em uma empresa, seja de forma autônoma.

Onde um Web Designer pode trabalhar?

Onde um Web Designer pode trabalhar?

Ele pode trabalhar em diversos setores que necessitam de interfaces digitais para web como em departamentos de comunicação, marketing, em agências de publicidade, empresas de TI, startups, produtoras de vídeo, editoras de jornais e revistas on-line, ONGs, entre outras.

Um ponto interessante é que também pode atuar de forma independente, como Freelancer ou agência, prestando serviços.

Como está o mercado de trabalho para Web Designers?

e-consumidores no Brasil

Os números indicam que o segmento está em franco crescimento. Temos hoje cerca de 51,3 milhões de e-consumidores. Isso alerta os empresários para necessidade de contratar Web Designers para reforçar a presença online de suas empresas.

E quanto ao setor criativo, existe uma pesquisa realizada pela ABRADi, referente ao último Censo realizado em 2013 e só divulgado em 2016 que mostra que este setor, que é responsável pelo desenvolvimento de sites atingiu 30,4% do obtido pelo setor digital. Segundo o mesmo Censo, o faturamento foi de R$ 2,7 bilhões.

Só esses dados já te dão razões suficientes para você seguir na área. Algumas outras excelentes razões você também pode ver no vídeo a seguir.

O merca de tenoclogia, em geral, no Brasil é muito novo e falta mão de obra qualificada. Pode acreditar. Apesar de viver em ampla expansão, falta gente capacitada em todas as frentes.

Quais conhecimentos fundamentais para área de web design?

fundamentos de web design

Como já citei anteriormente é importante focar em fundamentos de Design como alinhamento, contraste, forma, perspectiva, harmônia, cor, imagens, tipografia, diagramação, gestalt, semiótica, etc.

Também conceitos para web como arquitetura da informação, usabilidade, user experience, acessibilidade web, ergonomia, grids, performance de páginas, etc.

E linguagens como HTML e CSS com foco nos Padrões Web.

Além de todos esses conhecimentos também é importante saber manusear alguns softwares como falarei no próximo tópico.

Quais ferramentas um Web Designer utiliza?

ferramentas para Web Designer

Basicamente um Web Designer lida com ferramentas para planejamento e criação de interfaces e para edição de códigos.

As ferramentas que vale a pena investir seu tempo para aprendizado são Photoshop, Illustrator, Corel Draw e algum editor de códigos como o Sublime Text por exemplo.

Para criação de layouts você pode entrar em contato com ferramentas específicas para layouts como Sketch (só para MAC) e Adobe XD.

Já se tiver que construir e-books o InDesign pode ser indicado. E se por acaso seu foco for videos você pode aprender a mexer no After Effects, Premiere, Sony Vegas.

Fazer um curso de Web Design é necessário?

Web Designer Pro - Curso de Web Design online

Você pode optar por adquirir conhecimentos de diversas formas como já citei neste artigo, entretanto fazer um curso de web design pode acelerar seu aprendizado e ainda mostrar coisas que você nem sabia que existia.

Imagine você ter que pesquisar todo conteúdo que você acha necessário para ser tornar um Web Designer. Quanto tempo você levaria para angariar conteúdos que geralmente estão espalhados? E ainda tem o fato de que um iniciante nem sempre tem a ideia do que pesquisar já que está em contato pela primeira vez com a área.

Um curso de Web Designer tem a vantagem de reunir em um só espaço, de forma organizada e classificada tudo o que for necessário para o aprendizado.

Se você está disposto a investir seu tempo e dinheiro para ter todas as vantagens que um curso oferece eu criei um treinamento que está ajudando muitas pessoas a ingressar no mundo do web design. Talvez no momento que você esteja lendo esse artigo as inscrições estejam fechadas ou abertas. De qualquer forma, você pode Clicar neste link para conhecer melhor e ser avisado sobre as próximas turmas.

Como conquistar uma vaga de emprego ou primeiro trabalho?

Como conquistar uma vaga de emprego ou primeiro trabalho?

São ações em conjunto, que englobam uma preparação, que fará você conquistar um emprego ou realizar seu primeiro trabalho como freelancer. Vou citar 5 ações importantes.

  • Primeiro: criação é o que vai fazer você crescer sempre. Portanto sempre que aprender alguma coisa corra para pôr o aprendizado em prática. Crie sempre para você acertar e errar, e avaliar o que pode ser melhorado. A evolução deve.
  • Segundo: tenha um portfólio. Um portfólio mostra para aos interessados uma relação dos seus melhores trabalhos. A partir dele clientes e empregadores poderão avaliar o que você é capaz de fazer e saberão se se você está apto a realizar os trabalhos que eles precisam prontos.
  • Terceiro: conheça gente. Se relacione. Amplie sua rede de contatos que a partir dela é que podem surgir as primeiras oportunidades. Portanto participe de eventos na área de web design que aumentarão suas chances de adquirir trabalhos.
  • Quarto: foque em resolver problemas. Um Web Designer vai além de construir sites, ele propõe soluções para problemas diversos e as interfaces que ele constrói só faz parte do resultado.
  • Quinto: você tem que estar sempre se atualizando. Essa área é muito dinâmica o primeiro sinal de estagnação é o suficiente para você ser ultrapassado pelos concorrentes.

E agora? Qual é o próximo passo?

Espero que eu tenha conseguido explicar as dúvidas mais comuns de você que almeja ser Web Designer. Se você curtiu o que leu e acha que é essa é sua praia está na hora de ir para cima, estudar muito e praticar mais ainda.

Você pode seguir por vários caminhos. Eu posso te ajudar com os conteúdos que existem aqui no blog. Também tem um material mais organizado em forma de curso caso você queira resultados mais efetivos. Conheça aqui meu curso de Web Design online.

Agora se você precisa em pouco de mais informação sobre a área sugiro que assista o vídeo logo abaixo no final do artigo.

Peço também que, se conhece alguém que tenha interesse em se tornar Web Designer, compartilhe esse artigo.

E para encerrar, com a certeza que este artigo não é completo, é possível que existam dúvidas. Se tiver alguma deixe seu comentário que assim que possível responderei a sua pergunta.

Até mais!

David Arty

Olá. Sou David Arty, fundador do blog Chief of Design.
Sou natural de São Paulo, Brasil. Trabalho com design, principalmente com design para web, desde 2009. Procuro transformar ideias loucas e complexas em peças simples, atrativas e funcionais.