UX Design e UI Design – Qual a diferença entre eles?

UI e UX Design? O que significa cada coisa? Quais as diferenças e semelhanças entre eles?

Eae, tudo bele?

Vamos falar sobre UX Design e UI Design? Essas duas áreas estão muito em alta e confundi-las é muito comum, principalmente para quem está iniciando. Por isso não fique acanhado caso você não saiba o que é ou as diferenças entre UX Design e UI Design.

Independente da nomenclatura, do nome, etc. O fato é que as duas áreas são importantes e as duas áreas tem grande sinergias. Apesar de diferentes e de tratarem de determinadas camadas dentro de um projeto, elas trabalham em conjunto.

E elas estão com bastante visibilidade ultimamente, principalmente porque designers e criativos em geral, enxergam nessas áreas possibilidades de melhores ganhos financeiros e reconhecimento profissional.

Por isso neste artigo vou passar para você o que é cada área, falar sobre as suas diferenças e também das coisas em comum que compartilham. Bele?

Então, vamos começar a brincadeira 😀

Neste artigo você vai aprender:

O que UI Design?

UI Design significa User Interface Design (Design de Interface do Usuário).

UI é área do Design que elabora, cria e planeja  o meio pela qual uma pessoa (chamado normalmente de usuário) interage e controla um determinado dispositivo. Esse dispositivo pode ser um sistema, software, produto, serviço, aplicativo, etc.

Essa interação e controle são feitas através de um interface. Essa interface pode ser composta por botões, menus e qualquer elemento que possibilite a interação entre o usuário e o dispositivo.

Ux Design Ui Design - Imagem ilustrativa de um UI Designer prototipando um projeto
Imagem ilustrativa de um UI Designer prototipando um projeto.Por MIND AND I /Shutterstock

Portanto o profissional UI Designer vai utilizar de conhecimentos de diversas disciplinas para criar essa interface.

E nós lidamos como interfaces a todo momento. Apesar de sempre associarmos interfaces a telas digitais, aplicativos mobiles e websites. Interfaces existem antes de tais tecnologias existirem.

Um exemplo clássico disso seria o controle de uma televisão. O controle de uma TV é por onde interagimos com a aparelho, determinando qual canal queremos sintonizar, qual o volume mais adequado entre tantas outras funções disponíveis através da interação que temos com o controle remoto.

E um bom projeto de Design de Interface do Usuário, independente se seja o controle de uma TV ou um aplicativo web, é projetado de forma a antecipar as reais necessidades de utilização do usuário.

Uma boa interface é simples de aprender e é fácil de usar. A ideia principal da interface é que o usuário consiga realizar o que ele pode, quer e espera realizar. Tudo isso de modo simples, fácil e com uma boa experiência, a chamada “user-friendly”, ou seja, experiência amigável. Sobre experiência, veremos mais a frente.

E sobre UI Design eu tenho outros artigos, mais detalhados, sobre o assunto. Também tenho uma playlist no Youtube. Por isso vou encerrar por aqui e deixar esses links para depois você continuar os estudos sobre UI Design.

Seguem os artigos:

O que é User Interface Design:

UI Design – O que é User Interface Design (UI DESIGN)?

10 Princípios fundamentais de design para um UI Designer:

10 Princípios fundamentais de design para um UI Designer

Web Design x UI Design

Web Design ou UI Design? Entenda a diferença!

Posto isso, agora vamos para o UX Design. A seguir falarei sobre UX Design antes de entendermos as diferenças entre eles. Vamos nessa?

O que é UX Design?

UX Design significa User Experience Design( Design de Experiência do Usuário).

UX lida com as emoções e experiências dos usuários. É parte do Design que pensa exclusivamente na relação do usuário com o produto ou serviço.

A meta do UX é  torna mais amigável ( olha o “user-friendly”, aqui de novo), natural e simples a experiência de uso de um determinado serviço ou produto.

Logo os UX Designers estudam e projetam com base no comportamento humano. E não só isso. Com base, essencialmente também, nos comportamentos do público usuário em questão.

ux design- ui design- foto de pessoas trabalhando com ux design
Criativo Web Designer planejamento de aplicativos e desenvolvimento de layout modelo, quadro para o telefone móvel. Conceito de experiência do usuário (UX).Por MIND AND I /Shutterstock

O objetivo é oferecer um serviço que garanta uma boa experiência, gerando satisfação  e evitando frustrações no usuário.. Projetar experiências que encantem e fidelizem clientes é o cenário mais do que ideal.

Portanto o  UX Design está diretamente relacionado ao uso do serviço,a interação, e como isso afeta as emoções e experiências do usuário.

Existem um outro artigo onde falo um pouco mais sobre experiência do usuário. Você pode conferir clicando aqui.

Quais as diferenças entre UX Design e UI Design?

A principal diferença entre UX Design e UI Design no papel que cada um tem um projeto e como você já percebeu, apesar de UX Design e UI Design serem termos semelhantes, os significados são diferente.

O UI Design está mais conectado com camada física, tangível e prática do projeto. Afinal, a interface que será utilizada diretamente pelo usuário.

É nessa parte onde se cria e estiliza os botões, menus e todos os artefatos que tornaram possível essa utilização. E para isso o profissional UI Designer normalmente utiliza de ferramentas (quando falamos de interfaces digitais) como Sketch app, Adobe XD, Figma, entre outros.

Por outro lado, o UX Designer é profissional o que estuda e planeja como o usuário se sentirá ao usar a  interface. Então ao invés de focar na cor ou no formato do botão, ele irá pelo lado do projeto que pensa como serão  as experiências e emoções ao interagir com aquela interface.

Tem sempre uma imagem que gosto de utiliza que mostra o UI Design como uma ponte que liga o que foi planejado pelo UX Design com o Usuário.

UI Design - imagem representando a função de ponte do uidesign,ligando o ux design com o usuário

Então enquanto o UI Design cuida da interação da interface e usuário o  UX Design cuida do lado emocional, sempre focando em como proporcionar a melhor experiência ao usuário.

Quais as semelhanças e sinergias entre UX Design e UI Design?

UI e UX Design tem muitas coisa em comum. Como diz a gíria do popular brasuca, “é tudo junto e misturado”.

É inconcebível pensar em um UI Designer projetar sem pensar na experiência do usuário, da mesma maneira não tem aplicar tudo que foi pensado no UX Design sem ajuda do UI.  O UI design é o que torna viável essa experiências.

E podemos considerar a experiência do usuário como conjunto de fatores e o UI Design é um entre esses fatores.

Existe uma imagem desenvolvida por Dan Saffer( que apesar de ser de 2008 ainda é atual) que demonstra que UX  união de vários aspectos. Todos eles influenciarão e ajudarão a compor a experiência final do usuário.

ux-ui-design

Também temos o famoso guarda-chuva de UX que demonstra que UI é um fator para um projeto de UX Design.

Não tem como desligar as áreas. Até por isso os vários profissionais se apresentar como UX/UI Designer.

Vídeo UX Design e UI Design – Qual a diferença entre eles?

Para sintetizar tudo o que foi escrito neste artigo e também para acrescentar mais itens importantes a essa questão, que eu gravei um vídeo exclusivo sobre o assunto falando sobre UX Design e UI Design e qual é a diferença entre eles.

Sugiro fortemente que assista o vídeo, pois ele é um complemento valioso de tudo o que foi apresentado até aqui.

Então é isso, Galucho! Se você gostou desse vídeo deixe o seu like e compartilhe com seus amigos que tiverem interesse 😀

Espero que esse vídeo tenha sido útil para você.

E caso não seja inscrito,se inscreva em nosso canal no Youtube [CLIQUE AQUI ]

Deixe a sua opinião, dúvida e experiência nos comentários aqui abaixo, bele? 😀

Até mais.

Forte abraço.

David Arty

Olá. Sou David Arty, fundador do blog Chief of Design.
Sou natural de São Paulo, Brasil. Trabalho com design, principalmente com design para web, desde 2009. Procuro transformar ideias loucas e complexas em peças simples, atrativas e funcionais.