Sites responsivos – 7 razões para aplicar design responsivo

O uso do design responsivo para fornecer a melhor experiência aos usuários e atender os objetivos comercias de seus clientes

sites-responsivos-7-razoes-para-construi-los

Eae? Tudo bele?

Você já se deparou com a seguinte situação? Um cliente possui um website um site há muitos anos que, na visão dele, funciona muito para desktop e ele deseja agora uma versão mobile deste site.

Não deixa de ser uma solução o que propõe seu cliente, porque em certas circunstâncias um site mobile dedicado mobile atender as necessidades requisitadas, porém você como Designer deve alertar sobre os custos e consequência decorrentes desta escolha e alertar sobre outras possibilidades.

E aí que o desenvolvimento de um site responsivo entra com uma possibilidade forte que traz muitas vantagens em relação a um site exclusivo para mobile.

Sites responsivos são desenvolvidos levando em consideração conceitos e técnicas do design responsivo que cada vez mais está sendo empregado na construção de todo tipo de websites.

Neste artigo eu listei 7 razões para você construir sites responsivos que farão:

  • Você enxergar essa possibilidade, caso não tenha enxergado;
  • Você ter argumentos para que clientes que possuem um antigo layout de desktop pensam na reestruturação dos mesmos;
  • Você fornecer o que há de melhor do design responsivo para clientes que ainda não tem presença online a partir de sites.

E então preparado?

1 – Sites que utilizam design responsivo são compatíveis a diferentes dispositivos

design-responsivo

Esta é uma questão óbvia para quem já conhece e trabalha com o design responsivo. Porém se você nunca se aprofundou no assunto segue uma definição que gosto, retirada do site Smashing Magazine:

O Web design responsivo é a abordagem que sugere que o design e o desenvolvimento devem responder ao comportamento e ao ambiente do usuário com base no tamanho da tela, na plataforma e na orientação.

Isso quer dizer que um site desenvolvido de forma responsiva deve alternar para acomodar a resolução conforme o usuário muda de dispositivo. Essa é a grande vantagem de construir sites responsivos, eles se adéquam a diferentes dispositivos, como smartphones, tablets e desktops sem a necessidade de construir um site específico para cada dispositivo.

Só esta primeira razão é suficiente para você procurar se aprofundar no assunto. Para isso quero te fazer uma oferta gratuita. Que tal baixar nosso Manual de Web Design Responsivo?

2 – É mais fácil manter e gerenciar um site responsivo

site responsivo

Sites responsivos são desenvolvidos em um só ambiente e estrutura. Se trata de sites únicos. Você não precisa se preocupar com duas ou mais bases com todo conjunto de arquivos que formam um site. Muitos menos se preocupar em gerenciar dois diferentes CMS. Consequentemente você ganha tempo com todas as tarefas de gerenciamento do site.

E outra grande vantagem a destacar é que pelo fato dele ser responsivo a manutenção fica muita mais rápida e simples de ser executada por não ter que se preocupar em fazer alterações em cada site construído para um dispositivo específico.

3 – Projetos que usam design responsivos provém melhor experiência aos usuários

design responsivo melhora a experiência aos usuários

Atualmente é imprescindível que um site fornece a melhor experiência aos usuários possível porque isso aumenta as conversões no site, melhora a percepção da marca e diminui a taxa de rejeição. Uma das prioridades do design responsivo é cobrir todos esses aspectos para atender as necessidades comerciais dos proprietários de sites e fundamentalmente garantir uma ótima e fluente experiência a quem visitas esses sites.

Tente acessar um site antigo desenvolvido para desktop em um celular. É inevitável o uso do zoom com a posterior rolagem lateral para ver um conteúdo que não cabe dentro deste dispositivo. Não é uma das melhores experiências web. Com sites responsivos isso não ocorre.

4 – Sites responsivos são melhores classificados nos mecanismos de buscas

sites responsivos

Essa é para quem se preocupa em classificar bem seus sites e de seus clientes nos mecanismos de buscas.

O Google privilegia sites que atendem, além de desktop, dispositivos móveis como smartphones e tablets. Tanto que preparou uma ferramenta para testar se os sites estão funcionando bem nesses dispositivos. O próprio Google Search Console verifica a facilidade de uso em dispositivos móveis.

Para ele sites responsivos terão melhores resultados nos rankings de busca, pois proporcionam uma melhor experiência do usuário.

E tem mais. O Google gosta de sites que usam urls únicas, coisa que não acontece com sites que tem diferentes versões mobile. Geralmente esses sites tem um url para a versão desktop e uma versão estilo m.seusite.com para mobile.

Além do mais o Google tem um algoritmo separado para sites mobiles o que significa que não só porque um site classifica bem em uma busca no desktop deverá acontecer o mesmo em busca feitas por celulares.

Temos que ficar preocupado com isso porque o consumo de internet por dispositivos móveis é cada vez mais crescente e ter um site responsivo se faz a cada vez mais necessário.

5 – O uso de dispositivos móveis está em ascensão

Segundo a 27ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, realizada pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP), a projeção é que, no Brasil até 2018, o número de smartphones chega a 236 milhões. Isso porque não temos os dados de uso nos outros países de língua portuguesa.

Sabe o que significa esse crescimento? Significa que cada vez mais potenciais compradores verão o seu site e de seus clientes a partir de um dispositivo móvel. E se a experiência de interação com a interface deles não for boa serão grandes as chances de os usuários partirem para os sites da concorrência.

6 – O maior consumo de redes sociais se dá em dispositivos móveis

redes sociais dispositivos móveis

Naturalmente que com o aumento do número de dispositivos móveis aumenta também o consumo de redes sociais nestes dispositivos, portanto, compartilhar links de sites em redes sociais como Facebook, YouTube, Twitter ou Google Plus significará ainda mais tráfego e visualização de seu site a partir de celulares e tablets. Consequentemente um site responsivo é indicado para sua estratégia de compartilhamento social.

Só para você ter uma ideia, de acordo com agência eMarketer, o Brasil é o maior usuário de redes sociais da América Latina. Os números mais recentes estimaram um total de 93,2 milhões até o final do ano de 2016.

7 – Maior uso de smartphones e tablets impulsiona compras online pagas com estes aparelhos

smartphones tablets compras online

Segundo um estudo do instituto de pesquisa Ipsos e da PayPal, o Brasil está à frente da média mundial no hábito de comprar pela internet usando um smartphone ou tablet.

Isso é o tipo de notícia que agrada qualquer proprietário de site que vende algum produto online. Principalmente se ele não tem que se preocupar se seu site está funcionando para todos dispositivos.

E muitos usuários gostam de fazer compras no conforto do seu lar ou em qualquer lugar sem se preocupar com deslocamentos. Hoje é tudo muito simples. Com simples ações na interface de um site ele já pode concretizar uma compra. Mas lógico se estiver acessando um site preparado para seu dispositivo.

Se os produtos e serviços de seus clientes não são fáceis de visualizar a partir de tablet ou smartphone, eles não devem estar felizes com a solução que você encontrou para os problemas deles.

Conclusão

Espero que os argumentos aqui apresentados sejam suficientes para te alertar sobre a importância de adotar o design responsivo em seus projetos. Como falei em um dos tópicos é imprescindível que um site forneça a melhor experiência aos usuários. Isso porque, além do nosso objetivo como profissionais da web de oferecermos o que é adequado aos usuários, temos que também nos preocupar com os objetivos comerciais de nossos clientes e a ação de desenvolver sites responsivos vem de encontro a esses objetivos.

Para te auxiliar na construção de sites responsivos vou te indicar dois matérias especiais. Um e-book e um artigo. Os links estão a seguir:

1 – E-book Manual de Web Design Responsivo

2 – Como usar o CSS3 media queries para que seu site atenda a diferentes resoluções de tela

Muito bem Galucho! E você se preocupa em construir sites responsivos? Deixe aqui seu comentário e compartilhe com amigos que gostariam de saber mais!

Forte abraço.

Até mais.

Referências:

https://www.smashingmagazine.com/2011/01/guidelines-for-responsive-web-design/

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2016/04/1761310-numero-de-smartphones-em-uso-no-brasil-chega-a-168-milhoes-diz-estudo.shtml

http://www.forbes.com.br/fotos/2016/06/brasil-e-o-maior-usuario-de-redes-sociais-da-america-latina/

http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/02/150226_pagamentos_celular_rb

David Arty

Olá. Sou David Arty, fundador do blog Chief of Design.
Sou natural de São Paulo, Brasil. Trabalho com design, principalmente com design para web, desde 2009. Procuro transformar ideias loucas e complexas em peças simples, atrativas e funcionais.