Quero ser Designer! Vou passar fome?

Será que é possível ser bem sucedido trabalhando com Design?

Quero ser Designer! Vou passar fome?

Eae, tudo bele?

Quero ser Designer!Vou passar fome??

Pode parecer brincadeira, mas não é. Muita gente tem essa dúvida. Muitas pessoas tem receio de entrar na área de design e não conseguir se sustentar,de não ter uma saúde financeira, etc.
E essa pergunta ganha força principalmente quando você visita as redes sociais. Não é raro você visitar as redes sociais e ver pessoas comentando que “design não dá dinheiro”, “tem muito sobrinho no mercado”, que designer trabalha muito e ganha pouco…E essa é apenas uma parte do volume de informações negativas que recebemos.

É fato que a área não é a que melhor paga no mundo, mas também é fato que não é a pior. E também é fato que existem coisas ruins na área, mas também é fato que existem muitas coisas boas.

A questão é que sempre olhamos mais para as coisas ruins e damos mais atenção para as pessoas que comentam coisas negativas.

Não existe mar de rosas, mas também não é um inferno absoluto. Sim, é possível trabalhar com design, criatividade, comunicação e ter saúde financeira, ter uma boa relação com seu chefe ou clientes, e trabalhar com gosto, tendo satisfação profissional.

Obviamente o caminho não será fácil, pois requer muito estudo, dedicação e trabalho. Também é necessários ter outras habilidades. A habilidade interpessoal, por exemplo, às vezes é mais importante do que a parte técnica para fechar um negócio.

Outro ponto importante a se falar, é sobre a relação com o trabalho que temos hoje em dia. Antigamente nossos pais, avós tinha uma relação com muito menos expectativa profissional.

Naquela época o objetivo era conseguir um bom emprego, em uma empresa sólida para garantir sua estabilidade financeira. Hoje em dia não é só isso. Nos dias atuais, além de dinheiro, queremos também produzir algo criativo, algo que faça a diferença, que nos permita sentir parte de algo maior. Queremos também conciliar a vida profissional com a pessoal, cultivando uma boa qualidade de vida.

Quero ser Designer! Vou passar fome? - Foto de Pessoas trabalhando, conversando e sorrindo em uma reunião no escritório Por George Rudy /Shutterstock
Pessoas trabalhando, conversando e sorrindo em uma reunião no escritório Por George Rudy /Shutterstock

Essa nova relação com o mercado, mudou complementarmente a nossa expectativa profissional, a expectativa com a empresa em que trabalhamos, a expectativa com as tarefas e os resultados que geramos. A expectativa gerada acaba mutias vezes prejudicando a nossa própria carreira.

É muito comum jovens profissionais, com alta expectativa, desanimarem no primeiro desafio que surge, na primeira grande dificuldade da carreira. O cara pensa que vai sair da faculdade já empregado, ganhando bem, sendo reconhecido, mas na verdade acontece tudo ao contrário, na grande maioria dos casos. Com isso, ele fica frustado e acaba generalizando as coisas.

Como falei, realmente existem dificuldades e muitas coisas precisam ser melhoradas e revistas dentro da área, mas isso não exclusivo da área de design. Se você perguntar 10 profissionais, de qualquer outra profissão, sobre como anda a sua área de atuação, provavelmente uns 7 ou 8 responderam negativamente. Infelizmente está ruim para todo mundo, de todas as áreas.

Por isso eu gravei um vídeo onde falo sobre essa questão, sobre a relação de trabalho que temos hoje em dia além dos papos de rede social e para responder a questão: Quero ser Designer! Vou passar fome?.

Confira abaixo:

Vídeo – Quero ser Designer! Vou passar fome?

Então é isso, Galucho!

Compartilhe a sua opinião, dúvida e/ou experiência deixando o seu comentário abaixo, bele? 😀

Abaixo deixarei mais conteúdos sobre que tem relação com o assunto, como o artigo “designer vadio” e o vídeo “designer não empreendedor” para que você ter mais conteúdo sobre e tirar as sua próprias conclusões.

https://www.chiefofdesign.com.br/designer-nao-empreendedor/
https://www.chiefofdesign.com.br/designer-vadio/
https://www.chiefofdesign.com.br/vale-a-pena-ser-web-designer/
https://www.chiefofdesign.com.br/10-razoes-para-voce-ser-web-designer/

E não se esqueça de assinar o nosso canal. Então inscreva-se em nosso canal no Youtube [CLIQUE AQUI ] Ajuda aí!! 🙂

Forte abraço.

Até mais.

David Arty

Olá. Sou David Arty, fundador do blog Chief of Design.
Sou natural de São Paulo, Brasil. Trabalho com design, principalmente com design para web, desde 2009. Procuro transformar ideias loucas e complexas em peças simples, atrativas e funcionais.