Qual Programa de Design você deve aprender?

Qual o melhor software de Design? Qual programa de design você deve aprender primeiro?

qual programa de design você deve aprender

Eae, tudo bele?

Vamos falar sobre Programa de Design?

Uma das dúvidas mais recorrentes de quem está iniciando na área de Design, normalmente é: qual programa de design devo aprender?

Todo mundo que está iniciando quer saber sobre software. E isso é bem natural acontecer.

E essa dúvida é bem recorrente porque muita gente pensa que Design se resume apenas a softwares de design e também por existem muitas opções para escolher.

A gama de programas de design é bastante grande. Existe desde softwares pagos até 100% gratuitos. Existem vários pontos a se levar em consideração e dependendo de quem responde talvez a resposta varie bastante de profissional para profissional.

Mas para responder essa questão eu preciso te falar sobre 2 pontos que na minha ótica são importantes quando o assunto é programa de design.

1 – A Necessidade do projeto.

O primeiro, é que dependendo da necessidade, você terá que aprender um determinado programa de design. Por exemplo:

Se você entrar em uma empresa onde a equipe de criação só trabalha com Corel Draw, mesmo que você não tenha muita familiaridade com a ferramenta, você precisará aprender para trabalhar.

Se você, por exemplo, começar a trabalhar com criação de conteúdo em formato de vídeo, logo você terá que aprender a mexer em algum editor de vídeo como o Adobe Premiere ou Sony Vegas.

Portanto, dependendo da necessidade você terá que se adequar e aprender uma nova ferramenta de trabalho. E na maioria dos casos isso é uma coisa boa, pois você terá em seu arsenal de habilidade técnicas mais um programa de design. Você poderá até mesmo inserir no seu currículo se for o caso, mesmo que aquela ferramente que você aprende não seja a sua favorita. Todo conhecimento é agregador e pode ajudar na sua carreira.

Mas além do fato da necessidade do projeto, existe um segundo ponto que conta na hora de aprender um a usar um programa de design. Vamos ver a seguir?

2 – A área de atuação.

Dependendo da sua área de atuação você terá que aprender determinados softwares. Não tem jeito! Cada área conta com um arsenal mínimo de ferramentas a se conhecer.

Citarei alguns exemplos abaixo apenas para fim didático, mas a lista pode ser diferente e variar dependendo das circunstâncias.

  • Programas de Design gráfico: Corel Draw, Adobe Illustrator, Adobe
  • Photoshop, Adobe Indesign, etc.
  • Programas de Web Design/ UI Design: Adobe XD, Invision, Sketch, Adobe Illustrator, Adobe Photoshop, etc.
  • Programas de Edição de vídeo: Adobe Premiere, Final Cut, Sony Vegas, etc.
  • Programas de Motion Design: Adobe After Efects, Cinema 4D, etc.
  • Programas de edição de código: Sublime, Notepad ++, Netbeans, Brackets,etc
  • Programas de Design 3D: Cinema 4D, Maya, Modo, etc.

Os programas de design citado a cima são apenas um estimativa básica. Esse número pode ser bem maior, e dependendo da época que esteja lendo esse artigo ele pode ter mudado, afinal, programas de design pode serem interrompidos ou até mesmo surgirem novas ferramentas.

Mas se você quer trabalhar com design, independente da área, acredito que existem 2 programas que você deverá aprender mesmo. Vamos saber qual é?

Mas qual programa de design  é mais importante saber?

Existem dois programas de design que são praticamente coringas e que você utilizará nem que seja uma vez na vida. Não sei se você percebeu, mas existem dois softwares que apareceram com mais frequência na lista anterior. Esses programas são o Adobe Illustrator e Adobe Photoshop.

Todo Designer, independentemente da área de atuação, muito provavelmente fará uso dessas ferramentas em pelo menos em um momento da sua trajetória profissional.

Por isso, caso fosse indicar para alguém algum programa de design para iniciar, indicaria esses dois: Adobe Illustrator e Adobe Photoshop.

O Adobe Illustrator é um programa de design que lida com imagens vetoriais. Com ele você pode criar imagens com escalabilidade, que você pode aumentar e diminuir sem perder a qualidade. Ele é indicado para criação de peças impressas, logotipos, ilustrações, entre outros.

Já o Adobe Photoshop é uma ferramenta para edição e tratamento de imagens bitmaps. Com ele você pode tratar as imagens, criar manipulações entre tantas outras coisas que você pode fazer com esse programa de design.

Qual Programa de Design você deve aprender primeiro?

Se você está iniciando agora, eu sugeriria esses dois programas: Illustrator e Photoshop.

Focar nessas duas ferramentas pode ser muito interessante, pois você dominará uma ferramenta de vetor e uma de bitmap, o que já é um grande avanço. Caso não saiba o que é bitmap ou imagens vetoriais, sugiro que acesse este artigo e veja o bônus dentro dele.

Mas não basta apenas dominar tais ferramentas. É muito importante você também estudar os conceitos e fundamento do design.

Como você já deve saber, ou pelo menos imaginar, design não se trata apenas de software. Fazer design vai além de mexer em programas de design.

Obviamente, não quero tirar aqui a importância dos programas de design. Sim, eles não importantes! Entretanto você tem que ter a consciência que não eles são apenas ferramentas que ajudam você a fazer o seu trabalho.

Design, vai além das ferramentas. Tem muito estudo, experimentos por trás de um projeto. Por isso não se deixe enganar e estude também os fundamentos do design.

Tendo domínio dos fundamentos do design você deixará de ser uma papagaio de tutorial, que só sabe repetir as coisas dos outros, e também terá mais confiança para defender o seu trabalho e no seu dia-a-dia profissional.

Pensando nessa importância, dos Fundamentos do Design, eu estou preparando um curso em vídeo sobre o assunto. Se você tiver interesse e quiser receber em primeira mão e em condições especiais, acesse este link e se cadastre na pré-lista.

Sobre tudo isso eu gravei um vídeo onde falo sobre os programas de design e também um pouco sobre os fundamentos do design. Confira abaixo.

Qual Programa de Design você deve aprender?

Então é isso, Galucho! Se você gostou desse vídeo deixe o seu like e compartilhe com seus amigos eu tiverem interesse 😀

E não esqueça de se inscrever em nosso canal no Youtube [CLIQUE AQUI ]

Deixe a sua opinião, dúvida e/ou experiência na área de Web design, nos comentários abaixo, bele? 😀

Até mais.

Forte abraço.

Até mais.

David Arty

Olá. Sou David Arty, fundador do blog Chief of Design.
Sou natural de São Paulo, Brasil. Trabalho com design, principalmente com design para web, desde 2009. Procuro transformar ideias loucas e complexas em peças simples, atrativas e funcionais.