O que é Design? Designer ou Design: qual a diferença?

Quais as diferenças entre arte e design? O que é (e o que não é) Design?

O que é Design?Eae, tudo bele?

O que é Design? O que não é Design? Qual a diferença entre Design e Designer?

Este artigo, junto com o vídeo abaixo, tem a intenção de responder a tais questões.

Obviamente que não tenho a arrogância de definir de forma arbitrária o que é o que não é Design. Até porque se até mesmo grandes profissionais renomados tem certa dificuldade em definir de forma absoluta tal questão, não será eu em um simples artigo que irá impor algo do tipo.

Sobre esse assunto dificilmente você encontrará uma resposta absoluta e concesso geral sobre o que é Design. A intenção aqui é passar meu ponto de vista, baseado em minhas experiências, estudos e vivência na área, para criarmos uma reflexão sobre o que efetivamente é Design.

Talvez nem seja interessante definir com exatidão o que é Design. A discussão e o debate podem ser pontos importante para o avanço, né? 🙂

E não sei se você já percebeu, mas o Design, e também o profissional Designer, tem um papel fundamento em nossa sociedade, mesmo que por vezes ele passe desapercebido ou que algumas pessoas não valorizem tanto essa área.

Portanto, antes de entrar no assunto o que é Design, vamos entender um pouco sobre a função do design em nosso cotidiano.

Por o que Design é algo importante?

Apesar de podermos encontrar indícios sobre design desde a pré-história e antiguidade, o Design efetivamente começou a ser entendido e aplicado de forma coerente a partir da revolução industrial.

Desde então, por mais que as vezes não consigamos “enxergar” o Design, ele está aí a nossa volta e em quase todas as coisas.

O Design está em praticamente em tudo que utilizamos e consumimos: está no celular, nos carros, no computador, na cadeira, na televisão, nas embalagens, nas imagens, e por aí. Ele está presente em soluções tangíveis ou intangíveis em nosso dia a dia.

O que é design: exemplo de um iphone 6

E por mais que ainda existam pessoas e empresas com pensamentos retrógrados sobre o design, analisando, por exemplo, o design apenas pelo carácter estético e visual.

Seja para ajudar na comunicação ou para melhorar a experiência do cliente utilizando um determinado serviço ou produto, O design também está na estratégia de empresas e corporações, e seu entendimento e importância vem crescendo cada vez mais.

Com isso o profissional Designer se faz importante em diversos setores e etapas de uma organização empresarial, podendo passar desde a comunicação e marketing até elaboração e definição de estratégias voltadas para o cliente.

O que é Design?

Existem milhares de definições para o que é Design. Isso dependente muito do repertório de quem está definindo o Design. Mas algumas palavras que poderiam sintetizar o que significa design são: projeto, pessoas, utilidade, problemas e soluções.

Fazer Design é pensar em soluções simples para os problemas das pessoas, sendo útil, agradável e coerente com meio onde é utilizado/aplicado. E realizamos isso através de um projeto que leva em conta vários aspectos que vão desde o público-alvo até questões sócios-culturais.

Imagem ilustrativa sobre o processo de designq

Existe várias frases de Designers famosos sobre o que é Design como:

Design é função, não forma, de Steve Jobs. E também a uma outra Design é onde ciência e arte se encontram em equilíbrio, de Robin Mathew.

A importância do Design ultrapassa os limites do visual e da estética. Ele também tem a ver com inovação, estratégias de negócio,  identificação, informação, instrução, promoção, comunicação, entre outros.

Uma das definições que mais gosto é da Mônica Moura que diz:

Design significa ter e desenvolver um plano, um projeto, significa designar.
É trabalhar com a intenção, com o cenário futuro, executando a concepção e o planejamento daquilo que virá a existir. Criar, desenvolver, implantar um projeto – o design – significa pesquisar e trabalhar com referências culturais e estéticas, com o conceito da proposta. É lidar com a forma, com o feitio, com a configuração, a elaboração, o desenvolvimento e o acompanhamento do projeto.

– Mônica Moura

E um ponto importante que sempre surge quando estamos falando sobre Design, é a sua relação com a arte. Por isso a seguir vamos entender do que se trata cada coisa.

Design é a mesma coisa de arte?

Sempre quando se pergunta “o que é design”, alguém pode fazer associação a arte. O que não está inteiramente errado. Design tem relações intrínsecas com a arte e até mesmo uma peça de Design pode vir a ser considerada uma obra de arte. Mas Design tem uma função útil, algo que pessoas utilizarão e que resolve uma determinada questão. Arte também pode ser o objetivo de solucionar algo, mas isso não é necessariamente essencial na arte. Ela pode ser apenas expressão, provocação e estética.

Definir o que é Arte e o que é Design é algo extremamente difícil. E nem grandes Artistas, Curadores, Designers, Filósofos, etc; conseguem defini-los. E não será eu que vou tentar bater o martelo e falar de forma arbitrária o que é cada coisa.

Mas é fato, pelo menos no meu entendimento, que Arte e Design são sim coisas semelhantes e com aspectos em comuns, porém diferentes. Eu tenho um outro artigo onde falo mais sobre isso (CLIQUE AQUI PARA CONFERIR).

E para terminar vale lembrar que na área de Design de forma geral, é comum utilizarmos o termo”arte” quando nos referimos algum trabalho que devemos executar, como por exemplo:

“Estou fazendo uma arte” ou “Faça uma arte para mim, pois o marketing pediu para a próxima divulgação.”

Mesmo que se utilize o termo “arte”, isso não significa que estamos literalmente fazendo uma peça artística o que a peça que estamos criando será uma  arte.

Isso trata-se apenas de força de expressão e jargões do segmento. Por isso, não confunda as coisas caso escute alguém utilizando o termo “arte” para se referir a um trabalho que será de Design. Ok?

E o que não é Design?

Quando se fala em design, muitas vezes, principalmente para pessoas que não possuem conhecimento na área, a primeira coisa que vem a mente é uma relação do Design com algo bonito e agradável.

E sim, isso tem coerência. O Design também tem a ver com estética e beleza.  Porém é preciso compreender que sua importância vai muita além da beleza.

Design não é só estética, só expressão ou apenas desenho e ilustração. Design é mais pragmático (não em questões visuais, mas no que se refere a projeto). Ele tem um objetivo a cumprir. É concebido para resolver uma questão, seja ela de comunicação, de utilização e até visual.

Design e Designer

É muito comum os iniciantes se confundirem os termos.  Quem aí nunca disse, mesmo que sem querer: ” Ele trabalha com Designer” ou “Ele é um Design”.

Essa confusão é até natural, devido a palavra ser de origem estrangeira e também pela similaridade entre elas.

Por isso para ficar bem claro, basta se lembrar das informações a seguir:

Designer = Profissional

Ex: Eu sou Designer.Eu trabalho como Web Designer.

Design =  Área de Atuação

Ex: Eu trabalho com Design. Eu faço Design de produtos.

O Designer cria soluções criativas, visuais, interativas, tangíveis, digitais, etc. Através de um projeto de design.

Bem simples e fácil de entender, não é?  🙂

Caso surja alguma dúvida, ou você precise explicar para alguém a diferença, lembre-se que Design  se refere a área e Designer diz respeito ao profissional.

O que é (e o que não é) Design? Designer ou Design: qual a diferença?

Eu gravei um vídeo sobre O que é Design para o meu curso fechado. Abaixo você pode conferir essa aula do curso Web Designer PRO exclusiva para alunos , mas que decidir liberar em nosso canal no Youtube.

Nela eu falo sobre também o que não é design, áreas de atuação, entre outros tópicos. Confira abaixo o vídeo que gravei especialmente sobre esse assunto.

*** Se você gostou desse vídeo deixe o seu like e compartilhe com seus amigos eu tiverem interesse e inscreva-se em nosso canal no Youtube [CLIQUE AQUI ]

E você o que acha? Qual a sua opinião?

Qual a sua opinião sobre Design? Você acredita que Design e arte são a mesma coisa? Design também é projeto para você?

Pode parecer exagero, mas acredito que o trabalho de um Designer pode fazer total diferença em um negócio, na comunicação, em um produto ou serviço. Da mesma forma que um mal profissional pode conferir danos materiais e morais para uma marca, empresa e pessoas. E quanto mais falarmos sobre, melhor.

Por isso a sua opinião é importante. Vamos conversar cada vez mais sobre para entendermos e melhoramos o entendimento sobre esse assunto.

Então deixe a sua opinião, comentário dúvida e/ou experiência na área, bele? Ela é muito importante. 😀

Em nosso canal temos muito mais vídeos sobre Design, como por exemplo as diferenças entre Design Gráfico e Web Design. Acessa aí 😀

Então é isso, Galucho!

Forte abraço.

Até mais.

David Arty

Olá. Sou David Arty, fundador do blog Chief of Design.
Sou natural de São Paulo, Brasil. Trabalho com design, principalmente com design para web, desde 2009. Procuro transformar ideias loucas e complexas em peças simples, atrativas e funcionais.