Podcast de Design – 5 podcasts de design para você seguir

Lista com 5 podcasts de Design para você seguir, acompanhar e aprender design de forma gratuita intuitiva e divertida.

Eae, tudo bele?

Você já ouviu algum Podcast de Design? Caso você não saiba, existem muitos podcasts, sobre vários temas, de diferentes formas, espalhados pelas plataformas de streaming. E claro, que temos também vários sobre a área de design.

Os podcasts sobre design são populares entre a galera da área. Seja no trabalho, cozinhando ou lavando roupas – podcasts são ótimos para ouvir paralelamente. O conhecimento é transmitido de maneira descontraída. Para nós do mercado de design, os podcasts podem ser verdadeiros colegas de trabalho.

Se você é um amante do áudio e música, já pode ter o hábito de ouvir esses programas regularmente. Se você é novo neste assunto de podcast, pode esperar conversas inspiradoras, conselhos úteis, dicas e tópicos relevantes sobre a área criativa. Isso aumenta sua criatividade e pode ajudar a sua carreira como designer, desenvolvedor, fotógrafo, cinegrafista, escritor, ilustrador, enfim, você de área criativa ou de tecnologia.

E nós aqui do Chief of Design temos o nosso próprio podcast de design, que é o Pitacos do Chief. O Podcast do Chief é um bate-papo entre o David Arty e seus inscritos e convidados de forma livre, aberta e sempre com humor e pitacos de ironia e sarcarmo. A ideia aqui é poder desenvolver as ideias e conversar de forma direta e simples com Designers e profissionais do mercado criativo.

Para ouvir os episódios do Pitacos do Chief, basta nos seguir no Spotify ou na sua plataforma de podcast favorita. CLIQUE AQUI para conhecer.

Mas afinal, você sabe o que realmente é um podcast, como você pode se beneficiar dessa oferta gigantesca de conteúdo, e como você pode ouvi-lo? Descubra agora neste artigo!

Neste artigo você verá:

O que é um podcast?

A palavra podcast tem duas partes: a primeira parte da palavra “ pod” vem do Apple iPod, a segunda parte vem do termo de rádio inglês “broadcast”.

No entanto, você não precisa ter um dispositivo Apple para ouvir um podcast, pois é possível ter acesso com qualquer dispositivo, seja iPhone, iPod, dispositivo Android ou até, dependendo do podcast, com um reprodutor de MP3. Você pode pensar no meio de podcast como uma gravação de rádio digital que está disponível sob demanda.

Na maioria dos casos, há um ou mais palestrantes que falam e discutem um tópico específico. Ele pode ser gravado ou ao vivo. porém a maioria é gravado.

Podcasts não se limitam ao formato de áudio, mas também pode ser usado para gravações de vídeo e discussões.

Como os podcasts estão disponíveis sob demanda, eles podem ser consumidos a qualquer momento, seja no carro, na banheira, durante uma corrida ou em qualquer outro lugar. O único requisito para ouvir um podcast é um dispositivo no qual o podcast possa ser armazenado ou transmitido.

O consumo simples e flexível deste meio é provavelmente uma das principais razões do seu sucesso. E para pessoas como eu, designers, a possibilidade de ouvir um bom programa no escritório e na sala de estar é um ponto que me ganha.

Embora o meio de podcast já exista há muito tempo, ele realmente só decolou recentemente.

Em quase todos os setores existem inúmeros podcasts, para que qualquer pessoa interessada em um determinado tópico possa aprender algo novo, aprofundar seus conhecimentos ou – simplesmente – se divertir. Para nós, Designers, temos uma grande variedade de podcast de design e sobre diversos temas como UX Design, Design gráfico, Freelancer, SEO, entre outros.

Finalmente, um dos meus aspectos favoritos dos podcasts é que eles não têm limite de tempo. Um podcast pode durar de 10 minutos a algumas horas, para que possa caber na programação de qualquer pessoa.

O sucesso dos podcasts do Brasil

Apesar de ser algo relativamente antigo, e de termos alguns podcasts famosos com o coisa de nerd, o sucesso veio desse tipo de programa veio a tona em 2020 graças ao Flow Podcast. Comandando por Igor 3k e Monark, o Flow Podcast foi lançado em 2018, baseado em um modelo americano, o Flow cresceu e se tornou um dos maiores sucessos recentes na produção de conteúdo de áudio e vídeo e principalmente da internet brasileira.

Flow Podcast: a “conversa de bar” de Igor e Monark que conquistou o Brasil  | Exame

Hoje é mais do que um podcast: o Flow passa ao vivo na Twitch, tem pílulas e cortes das conversas em canais no YouTube, e ainda está disponível nas plataformas de áudio, no formato de podcast. Esse programa inspirou vários outros tipos de canais que seguiram o sucesso do Flow, por isso é muito fácil encontrar vários canais de podcast hoje em dia.

Por que as pessoas gostam de ouvir podcasts?

Os podcasts explodiram, e por boas razões. Existem muitos podcasts para escolher, e você pode encontrar um programa sobre qualquer tópico do seu interesse. Quer um podcast político? Há. Interessado em tecnologia? Há muitos. Mesmo livros, filmes e videogames individuais costumam ter podcasts. 

Usando o Google ou apenas pesquisando palavras-chave relacionadas a um tópico de seu interesse, você pode encontrar um podcast que vale a pena ouvir. Além disso, ouvir a maioria dos podcasts é grátis, então você não precisa se preocupar em ter que pagar uma assinatura mensal ou gastar muito dinheiro. 

No entanto, não é apenas um ótimo negócio para os ouvintes: os criadores de podcast também podem fazer seu próprio programa com apenas alguns acessórios. Embora algumas configurações de podcast sejam muito caras e os podcasters profissionais provavelmente tenham que investir em equipamentos mais caros, você realmente só precisa de um microfone e um computador para colocar seu podcast em funcionamento.

Como posso ouvir podcasts?

Existem várias maneiras de ouvir podcast de design. De aplicativos como Spotify, Deezer, Apple Podcast e até mesmo no Youtube.

Alguns podcasters carregam seus podcasts em seus próprios sites, portanto, você pode reproduzir o arquivo de áudio diretamente no site ou salvá-los em seu computador para reproduzi-los de lá. Porém, a grande maioria utiliza plataformas comuns, como o Spotify.

Existe um aplicativo pré-instalado chamado Podcasts para o iPhone. Assim que você abrir este aplicativo, você pode escolher entre destaques, gráficos e diferentes categorias.

No canto inferior direito do aplicativo, você encontrará um ícone que pode ser usado para pesquisar nomes ou termos específicos.

Isso significa que você pode pesquisar facilmente os tópicos de seu interesse sem saber o nome de provedores de podcast específicos.

Em dispositivos Android, você pode baixar vários aplicativos, gratuitos ou pagos, para ouvir podcasts. Para fazer isso, vá para a Google Play Store e pesquise podcasts.

Por que ouvir podcasts?

Sim, o obstáculo parece grande no início: o que são podcasts, onde posso obtê-los e quando diabos devo ouvi-los? Não é tão complicado assim. Onde você pode obtê-los e quais valem a pena, o Google responde muito rapidamente, de acordo com o que você procura. A maioria dos maiores canais do Youtube, que falam de assuntos específicos, já começaram a produzir conteúdos exclusivos para seus canais de podcasts.

Acho que todos podem se beneficiar com os podcasts, mas ainda há uma grande quantidade da população que não os consome.  Para nós criativos, podcast de design pode ser um companheiro naqueles momentos que trabalhamos com o fone de ouvido.

Se você é alguém que passa muito tempo se locomovendo, se exercitando ou tem muito tempo livre sem ser produtivo, os podcasts podem ser a opção perfeita para você. Geralmente, eles são mais acessíveis do que ler um livro ou assistir a um vídeo, e você pode levá-los aonde quer que vá. 

Podcast em números

O mundo do podcast é grande; em junho de 2019 , estimava-se que havia mais de 750.000 podcasts e mais de 30 milhões de episódios individuais. 70% das pessoas ouvem podcasts em smartphones com os outros 30% sintonizando em tablets e computadores desktop. Quanto aos locais onde as pessoas ouvem, 50% afirmam ouvir em casa , enquanto os outros 50% são compostos por quem está em movimento e por quem consegue ouvir no trabalho.

Como o rádio, o apelo do podcast é a capacidade de ouvir enquanto você está fazendo outras coisas, mas, ao contrário do rádio, a escolha e o tempo do programa dependem de você.

Se você quiser ouvir algo que seja menos formal e mais coloquial, os podcasts são indiscutivelmente a melhor escolha. Como a maioria dos podcasts é criada por apresentadores próprios e apaixonados pelo seu tema, eles não têm uma empresa ou um chefe que lhes diga o que fazer ou o que dizer. 

Isso significa que os podcasts vêm com uma autenticidade que pode faltar em muitos outros meios de comunicação convencionais (por outro lado, também significa que os podcasts variam significativamente em termos de qualidade). 

Áudio: um meio que não é mais subestimado

Sim, sempre gostei de ler e ainda leio muito. Ler é muito restritivo, no entanto: você precisa de tempo, um lugar agradável e, claro, um livro – então ler se torna uma experiência relaxante. 

Assistir TV / Netflix também obriga sempre a manter os olhos na tela. Não é assim com podcasts: olhos e mãos estão livres – você pode fazer algo ao mesmo tempo. 

E ainda assim é possível mergulhar em um novo mundo de tópicos, já que o cérebro reage com extrema sensibilidade ao que é dito. Também existem podcasts que o ajudam a adormecer ou dão um novo impulso à sua vida profissional. Sim, apenas ouvir o conteúdo é uma experiência completamente nova que você deve dar aos seus ouvidos e cérebro pelo menos uma chance.

Novos tópicos – novas perspectivas

Ao contrário do rádio, você não precisa depender do que a estação de rádio padrão está tocando ou falando. Você pode escolher seu próprio tema. Quer você assista a um podcast sobre novas descobertas científicas em biologia evolutiva, um sobre problemas de relacionamento ou um sobre viagens longas. Seja qual for o tópico.

Você também pode ouvir tópicos que lhe interessam há muito tempo, mas o livro ainda está embrulhado na estante. Sobre a psicologia, por exemplo. Ou finanças. Ou um esporte pelo qual você pode ficar animado. 

Nada enrolação ou publicidade chata, mas muita informação sobre pequenos tópicos que realmente interessam a você. O bom é que geralmente você obtém um ponto de vista pessoal, ouve uma experiência e também histórias engraçadas dos seus podcasters preferidos.

Conteúdo sem anúncios no cenário da mídia

Claro, é claro que a indústria da publicidade ficou sabendo dos atraentes podcasts e já se agarrou a alguns podcasts de sucesso. A maioria, no entanto, ainda está isenta disso – então você realmente tem um meio que entrega conteúdo interessante gratuitamente e sem publicidade, sem interrupção. 

Muitos podcasts conhecidos ainda se mantém sem publicidade. Você sempre quis aprender a meditar? Em seguida, escolha um podcast sobre isso. Ou você quer informações sobre uma dieta saudável? Existem centenas! Ou debater a situação política atual? Aprender inglês? Resolver crises familiares? Não tem problema – existe um podcast adequado para isso.

Um podcast é realmente diferente do rádio ou da TV? 

A maioria dos podcasts são apenas arquivos mp3 e geralmente não incorporam vídeos. Embora os episódios possam ser carregados no YouTube, o vídeo geralmente consiste apenas em cabeças falantes ou uma imagem estática. 

Em segundo lugar, os podcasts são otimizados para conversas longas. Isso significa que as pessoas podem ter conversas mais longas sobre um tópico (ou tópicos) sem restrições de tempo ou interrupções de comerciais (embora muitos podcasts apresentem anúncios). 

Ainda, os podcasts estão acessíveis onde quer que você vá e não são urgentes. Você pode ouvir um episódio de podcast em seu trajeto ao escritório, enquanto faz exercícios, ou até mesmo enquanto lava a louça e assim por diante. Esta é uma das maiores vantagens dos podcasts. Como você pode baixar os episódios, pode ouvi-los sempre que quiser, enquanto os programas de rádio provavelmente serão agendados.

Enquanto as estações de rádio devem apelar para uma ampla demografia para atrair receita de publicidade ou cumprir outros requisitos de licenciamento, os podcasts não. Frequentemente, eles têm um escopo muito mais restrito e apelam a interesses mais especializados. Do verdadeiro crime ao marketing de mídia social por meio da pesca da carpa, haverá um podcast e uma comunidade de ouvintes dedicados a ele.  Tudo o que o podcast requer é uma ideia, um microfone e o desejo de compartilhar e se comunicar com pessoas que pensam da mesma maneira em todo o mundo. 

Podcast de design x Blog

Os blogs e os podcasts são populares, e muitos criadores de conteúdo optam por usar ambos. Os blogs são lidos enquanto os podcasts são ouvidos. 

Tanto blogs quanto podcasts tendem a se concentrar em nichos ou tópicos específicos. Por exemplo, alguém pode criar um blog de viagens e também hospedar um podcast sobre histórias de viagens interessantes. Outro exemplo pode ser alguém escrever um blog sobre trilhas para caminhadas em seus países enquanto exibe um podcast sobre atividades ao ar livre. 

Podcast é uma forma de mídia mais moderna. Eles ainda estão em alta e o podcast está crescendo. Os blogs ainda são populares, mas a atmosfera geral e a empolgação em torno dos blogs parecem ter morrido. Os podcasts podem ter um futuro maior do que os blogs, no entanto, isso é especulativo.

Podcast de Design: Lista com 5 podcasts sobre design

Agora que você já sabe o que são podcast, segue a lista com 5 podcasts de Design que indico que você escute e favorite aí na sua plataforma de podcasts preferida.


Pitacos do Chief – Podcast do Chief of Design

Se você gostaria de um podcast sobre design que seja autentico, criativo e objetivo recomendo o Pitacos do Chief. O Podcast do Chief é um bate-papo entre eu (David Arty) e os inscritos e convidados de forma livre, aberta e com humor. A ideia aqui é poder desenvolver as ideias e conversar de forma direta e simples com Designers e profissionais do mercado criativo.

Acesse já – Podcast do Chief:

Podcast Design Team

Liderados por Rodrigo Lemes e Rafael Burity, o podcast do Design Team aborda assuntos relacionados a design e liderança principalmente a que se refere produtos digitais.

Acesse já – Podcast do Design Team:


Papo de UX

Papo de UX é um podcast criado pelo meu amigo Luan Mateus para falar sobre o universo do UX Design. Cada episódio traz um convidado especial partilhando conhecimento de acordo com as suas experiências sobre este fantástico universo.

Acesse Podcast papo de UX:


Movimento UX

Podcast de entrevistas com líderes de UX Design e Research no Brasil e no mundo. Produzido e apresentado pela Izabela de Fátima.


Acesse Podcast Movimento UX:

PodCrê

Esse episódio é sobre como o sistema educacional nos motiva de forma errada a aprender e como criar acionáveis para continuar motivado e estudando. Apoie a produção desse podcast e entre na comunidade (conteúdo exclusivo, bastidores, conversas de parque com outros ouvintes e com a gente): podcre.com.br Criação: Lucas Morello do @botanarua e Tiago Henriques do @tira.do.papel Edição criativa: @podfazer

PÍLULAS de DESIGN

Criatividade, Design, Inovação e Empreendedorismo, em pequenas doses. Episódios todas as sextas-feiras!

Episódios completos no YouTube no fim da participação de cada entrevistado no endereço: https://bit.ly/31Zr0WW

Considerações finais

Podcasts vieram para ficar e podem ser uma ótima fonte de conhecimento. A forma como o conteúdo é passado e como você pode consumi-lo é totalmente aberto e isso traz muita riqueza para esse formato.

Neste artigo tentamos lhe apresentar essa oportunidade e listamos alguns para você seguir, obviamente que existem muitos outros ótimos podcasts de design espalhados por aí.

Por isso, se você tem alguma dica de outro podcast, deixe nos comentários. Nós vamos adorar

E você já escuta algum podcast? Conhecia o que era e também os listados aqui?


Deixe o seu comentário.


Forte abraço.


Até mais.

David Arty

Olá. Sou David Arty, fundador do blog Chief of Design.
Sou natural de São Paulo, Brasil. Trabalho com design, principalmente com design para web, desde 2009. Procuro transformar ideias loucas e complexas em peças simples, atrativas e funcionais.