Curso de Figma pode ser essencial para sua carreira

Aprenda como usar essa ferramenta de UX/UI Design e comece a criar interfaces modernas

Curso de Figma

Você se imagina dominando os principais recursos para prototipação e criação de telas para interfaces de sites e aplicativos?

Pois bem, o Figma é uma ferramenta que oferece e possibilita o domínio deste recursos. E um bom caminho para você aprender mais rápido é através de um curso.

E se está perambulando pela internet pensando em adquirir um curso de Figma, antes de qualquer coisa te convido a ler este artigo. Não se afobe, leia até o fim, que seu bolso irá agradecer.

Neste artigo trouxemos algumas informações para que você possa criar as melhores interfaces. E de quebra indicar uma forma gratuita e com conteúdo de qualidade para você aprender a dominar essa ferramenta fantástica.

Sendo assim, veja a seguir:

Figma o que é?

O Figma é uma ferramenta de design voltado para a prototipação de interfaces e muito usada por profissionais das áreas de UX/UI Design, pois possuem recursos que facilitam trabalhar com Design de Interfaces.

Esse editor serve para colaborar, criar, controlar e prototipar interfaces gráficas, mas ele também é versátil e você pode criar outras peças gráficas com ele.

Portanto o Figma é um editor online que ajuda no trabalho dos profissionais da área de UX/UI Design, que possuem como objetivo entender o comportamento do usuário, e o Figma facilita todo esse processo realizado por estes profissionais.

Uma das coisas mais interessantes nesta ferramenta é que, por possibilita trabalhar com ela online, permite que um conjunto de designers possam trabalhar em um mesmo projeto juntos.

Sendo assim, o Figma ajuda e facilita o trabalho remoto de diversos profissionais da área de Design. Logo, é uma ferramenta essencial na vida de todos os profissionais ou pessoas que desejam trabalhar nesta área. 

Além disso, este editor oferece diversos planos gratuitos e pagos, sem contar que também possui o apoio de alguns aplicativos como o MacOs e Windows, não só como também oferece a ferramenta em aplicativo para Android (iOS) e iPhone para visualização dos projetos construídos no desktop.

Quando surgiu o Figma?

Figma

Inicialmente este editor tinha uma utilidade muito parecida com a dos seus concorrentes, com uma interface e funcionalidade bem simples, assim como as outras ferramentas que o mercado já oferecia. 

Então, para que pudesse se diferenciar dos seus concorrentes começou a buscar saídas e oportunidades de mercado, em primeiro plano criou uma versão gratuita e aberta ao público em geral. Mas a sua principal intenção sempre foi fazer desta plataforma algo mais fácil e colaborativo.

Assim, a nova atualização da plataforma foi fazer com que todos os profissionais de Design pudessem trabalhar no mesmo projeto e ao mesmo tempo. Essa foi uma modificação que parecia ser simples no mercado, mas fez com que esta ferramenta se tornasse a preferida, mais eficiente e eficaz para muitos profissionais desta área.

Como usar o Figma?

Interface do Figma
Interface do Figma

Primeiramente você precisa acessar o site do Figma e deve criar uma conta e escolher um plano para começar a fazer os seus projetos. Você começar tudo do zero, ou além disso, você pode escolher templates em uma aba específica (Comunidade) para que o seu projeto possa atender a diferentes necessidades e recursos. Lá você encontra desde plugins, passando por UI Kits, até mockups e templates para layouts de dispositivos móveis e muito mais.

Depois de escolher o template para o seu projeto, pode começar com a edição, podendo inserir imagens, textos e efeitos e tudo que achar necessário. Ao realizar o seu projeto, pode exportar o mesmo para PDF, realizar a simulação no navegador ou até mesmo exportar elementos do layout de forma separada para a equipe de desenvolvimento.

Outro fator importante sobre o editor, é que você não precisa ficar salvando o seu projeto constantemente, pois a plataforma é sincronizada com a nuvem, então qualquer alteração feita no seu projeto é salva e você não precisa se preocupar com isso.

Porque o Figma é importante?

Esta ferramenta de prototipagem pode ser importante para quem é UX Designer, UI Designer, Product Designer, enfim, todos designers de produto digital. Isso porque ela é a ferramenta mais utilizada por Designers que atuam com produto digital.

Além da sua popularidade, o Figma é ótimo porque oferece todo o suporte e elementos necessários que um projeto de Design precisa. Além disso, facilita para que membros de uma equipe possam trabalhar juntos em um mesmo projeto, aumentando a produtividade e facilitando a criação de um trabalho com uma equipe remota.

Veja a seguir algumas funcionalidades do Figma:

  • Gerenciamento de projetos

Possui um sistema de gerenciamento de projetos, assim a equipe pode classificar os trabalhos entre os integrantes, selecionar os administradores do projeto, editar e visualizar os documentos quando achar necessário.

  • Ferramentas de vetorização

O editor possui uma ferramenta própria para realizar vetorização nos projetos. Estes vetores não possuem direção e os pontos podem se conectar com diversas linhas ao mesmo tempo.

  • Artboats

Cada um dos seus projetos permitem o processo criativo de diversas Artboats ao mesmo tempo, com muita fluidez e principalmente facilidade.

Onde encontrar um bom curso de Figma?

pesquisando-curso-de-figma

Sabemos que seu maior objetivo é encontrar um bom curso de Figma, e como você está na fase de pesquisa, já encontrou, ou pode encontrar, diversos cursos. Entretanto se você quer um curso onde você pode começar a aprender agora, sua busca pode se encerrar por aqui. Isso porque nós temos um curso de Figma, que além de GRATUITO, o conteúdo cobre os aspectos principais para você usar essa ferramenta, sendo um dos mais completos que você pode encontrar.

Vou detalhar melhor no próximo tópico.

O curso de Figma do Chief of Design

Como já falei o curso de Figma do Chief of Design é totalmente gratuito e você pode acessá-lo através do Canal do Chief of Design no Youtube.

Com o curso de Figma do Chief of Design você aprenderá os passos iniciais para começar na plataforma, como se cadastrar e realizar a instalação no seu PC caso achar necessário. Além disso, você aprenderá como fazer projetos, desde a criação do produto até o processo de testes, ferramentas disponíveis, como realizar os primeiros projetos e muito mais.

Para você ter uma ideia nosso curso apresenta os conceitos fundamentais sobre o Figma, que você precisa aprender se quiser mexer com prototipação e trabalhar na área de UX, como:

  • Processo inicial – Para que você saiba como iniciar os seus projetos no editor online.
  • Criação de protótipos – A criação de protótipos é uma das principais funções do Figma.
  • Edição e criação de efeitos – Todos os projetos precisam de uma boa edição e criação de efeitos, pois é algo essencial para qualquer projeto que envolve design.
  • Plugins – Saber quais Plugins são disponíveis e essenciais para a criação de qualquer projeto e como instalar na plataforma.

Você também terá acesso a conteúdos avançados como:

  • Criar landing pages no Figma;
  • Simular breakpoints;
  • Integrar Figma com Elementor WordPress;
  • Prototipar um app, entre outros conteúdos avançados.

Conclusão

O Figma é uma ferramenta de criação de protótipos completamente importante para qualquer pessoa que deseja se inserir no mundo do design, principalmente com UX. Além de ser totalmente essencial para qualquer projeto que um profissional da área precisa desenvolver.

Sendo assim, se você é um profissional que atua na área de Design precisa saber como utilizar esta ferramenta e como desenvolver seus projetos.

Você se interessou por este editor online? Então, conheça o nosso curso que é totalmente gratuito, online, completo e com aulas especiais .

Então o que você está esperando? Acesse nosso curso!!!.

Flavia Keyt

Olá. Sou Flavia Keyt, redatora do blog Chief of Design. Sou natural de São Paulo, Brasil. Hoje trabalho com a criação de conteúdos para web. Procuro transformar palavras em experiências únicas para você.