Curso de Adobe XD – Curso de prototipação para começar a criar telas para aplicativos e sites

Como criar e publicar protótipos para interface web e mobile, utilizando recursos da ferramenta Adobe XD

Curso de Adobe XD

Não tem como fugir. Para trabalhar com prototipagem em UX/UI design, além dos conceitos, o domínio de um software de qualidade é fundamental para desenvolver esboços e wireframes, e para criação de interfaces mobile, tablet e desktop. E o Adobe XD se destaca como umas das melhores ferramentas do mercado.

E para dominar os recursos desta ferramenta um curso que ensine você sobre os principais recursos pode ser fundamental para que você seja um profissional de destaque no mercado de trabalho.

Se você chegou até certamente é porque está procurando por um bom curso de Adobe XD, e antes que você desembolse uma grana investindo no primeiro curso que você encontrar eu te convido a ler esse artigo até o final, que além de explicar sobre essa ferramenta fenomenal eu vou te também apresentar uma forma gratuita e com conteúdo de qualidade para que você possa aprender essa ferramenta.

Vou te trazer também algumas informações sobre o Adobe XD para você entender o quanto é importante esta ferramenta. Sendo assim, nesse artigo você encontra:

O que é Adobe XD?

Adobe XD

Adobe XD, ou Adobe Experience Design, é um software de prototipação, criação e edição de interfaces gráficas web e mobile, desenvolvido pela empresa Adobe Systems para profissionais das áreas de Web Design, UX Design e UI Design.

Sendo assim, o Adobe XD oferece a oportunidade para que o Designer possa projetar pensando na melhor a experiência do usuário no momento de navegar na aplicação.

Sem contar que esta ferramenta oferece recursos úteis para o Design Visual, para que você possa importar desenhos, ícones e outros ativos externos do Photoshop, do Sketch ou do Illustrator e até arquivos de imagens da sua máquina. Desse modo, é uma ferramenta completa para ajudar os profissionais de design na criação dos seus projetos.

A ferramenta, pertencente ao pacote Adobe Creative Cloud, é compatível com Windows e Mac. O seu download é gratuito, tendo como opção a versão pro, com algumas funcionais adicionais.

O app é um dos programas mais leves do pacote Adobe, podendo ser instalado sem exigir que o usuário tenha um computador ultra potente.

Uma ferramenta versátil e completa, utilizada pelo mercado de UI/UX Design, ou seja, se você deseja trabalhar com UI/UX Design saber utilizar essa ferramenta será essencial para a sua carreira

Quando surgiu o Adobe XD?

O Adobe XD teve sua primeira versão lançada no ano de 2016, todas as pessoas que tinham uma conta Adobe podiam acessar a versão para macOS que recebia o nome de “Adobe Experience Design CC”.

A partir da primeira versão, a plataforma foi se desenvolvendo, oferecendo novas ferramentas e assim lançando outras versões.

O grande diferencial no Adobe XD para as outras plataformas em primeiro momento é que disponibiliza algumas ferramentas que nenhuma outra ferramenta de design tinha, como:

  • Design de Voz;
  • Redimensionamento Responsivo;
  • Plugins personalizados;
  • Protótipo e animação;
  • Grade de repetição.

Adobe XD ou Figma, qual ferramenta é melhor?

adobe xd versus figma

Se você trabalha com UX/UI Design, certamente deve estar preparado para comparar algumas plataformas existentes no mercado e saber qual usar.

Afinal, as duas são boas e servem para criar protótipos, mas sempre existe uma grande duvida para saber qual usar para seus projetos. Sendo assim, é preciso levar em conta alguns fatores, como por exemplo as suas necessidades.

Além disso, você deve identificar quais as particularidades das duas, às vezes uma tem mais especialidades que você irá usar. 

Assim, trouxemos algumas comparações sobre sistema, prototipagem, colaboração, plugins, funcionalidade, valor, qual trabalha melhor de forma offline e os pontos negativos de cada uma dessas ferramentas. Desse modo, você pode tirar suas próprias conclusões e descobrir qual é a melhor para os seus projetos.

Sistema

O sistema é um fator principal e que deve ser analisado quando comentamos sobre estas ferramentas de design, pois por um longo período estas plataformas funcionavam apenas com o sistema macOS.

Figma – O figma é uma plataforma que funciona em qualquer equipamento, hora e lugar, pois é online e muito acessível.

Adobe XD – Pode ser usado apenas no Windows e macOS

Criação de protótipos

Esta é uma grande funcionalidade presente nas duas ferramentas de interface e design.

Figma – Este recurso de prototipagem foi inserido no Figma a partir de 2017.

Adobe XD – Esta ferramenta já foi desenvolvida com a criação de protótipos, em que oferece a modalidade de realizar a prototipagem de interfaces de voz e animada.

Colaboração

O processo de permitir que um conjunto de pessoas trabalhem no mesmo projeto em tempo real é de suma importância para a produtividade e bom desempenhos dos profissionais.

Figma – A ferramenta foi criada com o objetivo de colaboração em que as alterações no projeto podem ser realizadas em tempo real e de forma simultânea. Além disso, o figma oferece diversas ferramentas para o processo de divisão dos trabalhos e muito mais.

Adobe XD – O recurso de colaboração no XD surgiu apenas em 2019 e não possui muita diferença das plataformas tradicionais.

Plugins

Os plugins são fatores essenciais para qualquer design, assim como o Excel é para organização financeira, pois automatizam as tarefas e oferecem mais funcionalidade para as plataforma de design.

Figma – Este tem a sua biblioteca própria de plugins, sem contar que é possível adicionar na interface os plugins criados pela comunidade.

Adobe XD – Você precisa da versão 13.0 do XD para exibir, gerenciar e criar plug-ins. O desenvolvimento e o gerenciamento de plug-ins são compatíveis com as plataformas Windows e macOS.

Funcionalidade

As funcionalidades destas plataformas devem fluir bem para que os projetos tenham bom desenvolvimento.

Figma – Oferece diversas funcionalidades que funcionam perfeitamente bem, como o fato de salvar cada modificação de forma automática na nuvem, o processo de colaboração sem complicações entre as equipes, sua acessibilidade que pode ser realizado de qualquer navegador e muito mais.

Adobe XD – É uma ferramenta que faz uma ótima integração com Photoshop e Ilustrator, também é possível realizar a importação de uma aplicação para outra sem complicações.

Valor

As duas ferramentas oferecem planos gratuitos e mensais uns com menos e outros com mais recursos, dependendo da necessidade de cada usuário. Os planos com mais recursos são os mais caros, e para identificar os valores de cada um é necessário ir até a plataforma.

Qual ferramenta trabalha melhor offline?

Com o dia a dia tão corrido, nem sempre é possível ter acesso a uma rede de Wifi, sendo assim, é importante que estas plataformas tenham a opção de trabalhar offline.

Figma – Depende de uma conexão com a internet para ser usado. Mas se caso perder a conexão com o Wifi, a plataforma vai salvar todas as informações quando você entrar online novamente.

Adobe XD – Neste você pode usar o modo offline da mesma forma que o online, sem nenhum problema.

Pontos negativos

No Figma é possível observar que o único ponto negativo é a conexão com a internet, pois a plataforma não atende as expectativas offline.

Em relação ao Adobe XD, é uma ferramenta jovem, então possui alguns pontos a serem melhorados.

Caso você queira também conhecer um bom curso de Figma clique aqui neste link!

Onde encontrar um bom curso de Adobe XD?

Onde encontrar um bom curso de Adobe XD?

Sabemos que seu maior objetivo é encontrar um bom curso de Adobe XD, e como você está na fase de pesquisa, já encontrou, ou pode encontrar, diversos cursos. Entretanto se você quer um curso onde você pode começar a aprender agora, sua busca pode se encerra por aqui. Isso porque nós temos um curso de Adobe XD , que além de GRATUITO, o conteúdo cobre os aspectos principais para você usar essa ferramenta, sendo um dos mais completos que você pode encontrar.

Vou detalhar melhor nos próximos tópicos.

O curso de Adobe XD do Chief of Design

Como já falei o curso de Adobe XD do Chief of Design é totalmente gratuito e você pode acessá-lo através do Canal do Chief of Design no Youtube.

O curso de Adobe XD é importante para que você passe a ter mais afinidade com a plataforma e assim realizar os seus trabalhos com mais facilidade. 

O que você vai aprender no Curso de Adobe XD?

Neste curso de Adobe XD você vai aprender do básico ao avançado, um passo a passo completo, passando por um review da ferramenta até chegar na criação de um protótipo de uma interface de um site.

Você verá como criar desde wireframes de baixa, média e alta, até o design final. Você terá aulas sobre:

  • Instalação do Adobe XD
  • Barra de Ferramentas
  • Pranchetas
  • Grids
  • Pentool e formas geométricas
  • Textos
  • Como importar um PSD no Adobe XD
  • Como criar e usar Assests
  • Imagens, SVG e criar máscaras
  • Como criar protótipo navegável
  • Como exportar os arquivos
  • Repeat Grid
  • UI Kits
  • Plugins e integrações
  • Como criar um site modelo no Adobe XD.

Você também terá acesso a conteúdos avançados como:

  • Tutorial avançado para construção de interface para site;
  • Como criar sites exportando do Adobe XD para o Elementor WordPress.

Para começar a aprender agora, clique neste link para ter acesso exclusivo.

Para quem é o Curso de Adobe XD?

Este curso foi criado especialmente para estudantes de Design, Designers que buscam novas habilidades, UX Designers, Designers Gráficos, Desenvolvedores e Entusiastas que buscam aprender novas habilidades.

E não importa se você está iniciando ou se já tem expertise na área, pois o curso vai desde o básico, passando pelos mínimos detalhes até chegar na elaboração de um protótipo de um site.

Conclusão

O Adobe XD é uma ferramenta importante para qualquer profissional da área de design. 

Sendo assim, se você deseja fazer parte deste mercado ou tem interesse, conheça o nosso curso sobre Adobe XD, ele é totalmente gratuito e foi pensado em você que busca aprender mais que o básico de forma acessível.

No nosso curso de Adobe XD você aprende desde o processo de instalação da ferramenta, passando pelo processo de criação de interface para sites, até como realizar o processo de exportação do Adobe para o Elementor. 

Não perca esta grande oportunidade e acesse agora mesmo esse link para acessar o seu curso de Adobe XD completo e gratuito!

Flavia Keyt

Olá. Sou Flavia Keyt, redatora do blog Chief of Design. Sou natural de São Paulo, Brasil. Hoje trabalho com a criação de conteúdos para web. Procuro transformar palavras em experiências únicas para você.