Designer NÃO empreendedor!

Todo Designer precisa ser empreendedor? Será que para se alcançar o sucesso como Designer é necessário ser dono de empresa?

Eae, td bele?

Talvez um dos desejos mais comuns de um Designer é ter o seu o próprio negócio, abrir a sua agência, ter o seu estúdio, enfim, trabalhar de forma independente. Por isso o assunto empreendedorismo sempre está em alta para os criativos. E é muito fácil encontrar produtos e/ou pessoas falando sobre o tema “designer empreendedor” ou “design e empreendedorismo“.

Mas o fato é que muita coisa fica oculta. Muito se fala da parte boa e pouco do que é preciso para se chegar na bonança. E aí muita gente se precipita ao seguir nessa trilha, apostando tudo sem nenhuma preparação, planejamento ou estudo, e acaba fracassando.

Só para você ter uma ideia, segundo o site infomoney, um terço das empresas no Brasil fecham dois anos. E nem precisamos de pesquisa para saber que a grande maioria dos negócios que abrem no Brasil, fecham nos primeiros anos de vida.

Trabalhar de forma independente pode ser ótimo, mas também é difícil e com grandes desafios.ndedor“?

Pensando nisso criei um vídeo onde falo mais sobre essa questão e o que você pode avaliar antes de ir por esse caminho.

Será que para se alcançar o sucesso como Designer é necessário ser dono de empresa? Todo Designer precisa mesmo ser empreendedor?

Confira o vídeo abaixo:

Designer NÃO empreendedor

 

Eu mesmo me considero um designer empreendedor e pretendo seguir nesse caminho. Mas sei que talvez isso não seja legal para todos. Existem vários fatores que devemos levar em conta antes de arriscar a andar com as próprias pernas. Não é impossível ter sucesso como empreendedor, pelo contrário, mas é difícil e necessita de muita persistência e bastante trabalho.

Confira também este meu outro vídeo onde falo sobre se Design dá dinheiro (clique aqui).

E você já empreende? Tem seu negócio ou prefere trabalhar como funcionário? Qual a sua opinião?

Inscreva-se em nosso canal no Youtube [CLIQUE AQUI ]

Compartilhe a sua opinião e/ou experiência deixando o seu comentário abaixo, bele? 😀

Forte abraço.

Até mais.

David Arty

Olá. Sou David Arty, fundador do blog Chief of Design.
Sou natural de São Paulo, Brasil. Trabalho com design, principalmente com design para web, desde 2009. Procuro transformar ideias loucas e complexas em peças simples, atrativas e funcionais.