Curso de UI Design – Tudo o que você precisa saber para escolher o melhor treinamento

Como avaliar e escolher o melhor curso de UI Designer sem medo de se decepcionar no futuro

Curso de UI Design

E ae? Tudo bele?

Se você chegou até aqui a procura de informações sobre Curso de UI Design é porque já deve ter percebido que as pessoas estão interagindo em interfaces que vão além dos tradicionais websites.

E possivelmente concluiu que aí reside oportunidades para profissionais qualificados a criar interfaces para os diferentes dispositivos existentes. Dispositivos estes que são objetos de desejo de grande parte do público interessado em tecnologias modernas. Não é mesmo?

Então esse artigo visa orientar você que quer se qualificar e está a procura de um bom Curso de UI, que poderá te ajudar a ingressar na área com maior confiança.

Neste artigo você saberá:

Então vamos ao conteúdo!

O que faz um UI Designer?

Caso você já saiba o que faz um UI Designer você já pode passar para o próximo tópico.

UI Design significa User Interface Design (Design de Interface do Usuário).

O profissional UI Designer elabora, cria e planeja a interface pela qual uma pessoa (chamado normalmente de usuário) interaja e controle um determinado dispositivo. Esse dispositivo pode ser um sistema, software, produto, serviço, aplicativo, etc.

Durante o processo de planejamento e criação da interface o UI Designer vai utilizar de conhecimentos de diversas disciplinas.

Este profissional trabalha bastante com a parte visual de um projeto, entretanto o resultado das ações vão além da estética/aparência. O foco principal, sobretudo, sempre deve ser como será realizada a interação entre o usuário e a interface para garantir uma boa experiência de uso.

Ux Design Ui Design - Imagem ilustrativa de um UI Designer prototipando um projeto
Imagem ilustrativa de um UI Designer prototipando um projeto.Por MIND AND I /Shutterstock

Caso você queira saber mais sobre o que faz um UI Designer e sobre o mercado de trabalho para este profissional dê uma conferida neste artigo.

Tipos de Cursos de UI Designer

Cursos são uma ótima forma de você adquirir um conhecimento específico. E dependo do tipo, ele pode ter um conteúdo que vai direto ao ponto e atualizado para as necessidades do mercado.

Mas uma coisa você sempre deve ter em mente, principalmente em áreas relacionadas a Design. Um curso será muito importante quando ao final, ou no decorrer dele, você conseguir demonstrar o que aprendeu na prática. Ou seja, a qualificação depende muito de seu esforço e partir daí o curso terá valor em seu currículo.

Faculdade

Para aqueles que procuram um curso superior, não existe uma faculdade específica de UI Designer, nem mesmo curso técnico. 

Um caminho normal seria fazer a Faculdade de Design Gráfico, ou atuar mesmo sem curso superior como Designer Gráfico, e daí procurar por treinamentos na área de UI Design.

Então os tipos que encontramos são os cursos livres e especializações. 

Cursos livres e especializações

Começando pelas especializações, elas são destinadas a pessoas que já concluíram a graduação e que buscam obter conhecimentos aprofundados em uma área profissional.

Entretanto os cursos disponíveis para formação de UI Designers são cursos de UX Design que inclui na grade conhecimentos de UI Design.

A seguir deixo um vídeo que explica as diferenças e semelhanças entre as áreas de UI e UX Design.

Então para você que quer uma formação mais objetiva e específica em UI Design os cursos livres, sejam online ou presencial, são os mais indicados.

O que devo avaliar na hora de escolher um curso de UI Design?

Uma coisa muito importante que você deve ter em mente; nenhum curso vai te ensinar tudo sobre a área e a profissão.

É sua missão sempre se manter atualizado através de cursos, livros, conteúdos na internet, eventos, contatos com outros profissionais e principalmente vivenciando na prática.

Pesquisando por Curso de UI Designer

Mas algumas coisas podem sim ser levadas em consideração no momento em que você estiver pesquisando sobre um Curso de UI Design que possa atender suas necessidades. Vou passar agora alguns itens para você avaliar na hora da escolha.

O curso oferece conteúdos de Fundamentos de Design?

Pode ser que você conheça bem esses fundamentos e não faria diferença a presença de conteúdos sobre eles em um curso. Porém ele sendo oferecido, mostra que o treinamento se preocupa com o público que nunca teve acesso ao básico para entender a área, e essa empatia com o usuário é um bom sinal. Isso porque é um pensamento que vai de encontro com o UI Design.

Sem contar que a presença destes conteúdos serve para você pode reforçar seus conhecimentos se quiser.

O curso oferece conteúdos de conceitos referentes a Interação Homem-computador?

Nãos sei se todos cursos se atentam a estes conceitos. Mas como a área UI Design entende-se como Design de Interface do Usuário, podemos entender que conhecimentos da área de IHC são bem-vindos porque relacionam o usuário e a interface, que são protagonistas da interação.

O curso abrange os conceitos que vão além de criar telas com visual bonito?

Os conceitos apresentados no curso devem focar principalmente nas interações e usabilidade de uma interface.

O curso ensina a mexer com as principais ferramentas de edição aplicada a UI Design?

Quando o foco é a construção de interfaces digitais é interessante o curso oferecer conteúdos sobre ferramentas como Sketch app, Adobe XD, Figma, entre outros, mesmo que de forma introdutória.

Outros pontos a considerar antes de adquirir um curso de UI Design

Principalmente se o curso que você está pesquisando for online (a maioria é) é interessante verificar alguns requisitos que beneficiam seu aprendizado. Entre eles destaco:

  • Se o acesso é ilimitado, e você pode ver e rever as aulas quantas vezes achar necessário pelo prazo contratado.
  • Se os conteúdos são disponibilizados em uma plataforma 24 horas no ar, e que você possa assistir às aulas a qualquer hora e qualquer lugar que tenha um dispositivo com acesso a internet. 
  • Se o curso tem certificação.
  • Se o curso dispõe de um prazo de garantia mínima para que você possa avaliar o conteúdo para saber se é isso mesmo que você quer, e se ele atende às suas necessidades. 
  • Se o curso oferece um plus que beneficie seu aprendizado como conteúdos bônus que complementam o conteúdo principal do curso, ou alguma comunidade para interação entre alunos e suporte.

Conclusão

Então é isso, Galucho! Essas são considerações que acreditamos ser importantes na hora de pesquisar sobre Cursos de UI Design. E gostaríamos que você relatasse o que você acha importante na hora de escolher um curso.

Compartilhe a sua opinião, dúvida e/ou experiência deixando o seu comentário abaixo, bele? 😀

Se você gostou desse post compartilhe com seus amigos que tiverem interesse em UI Design. 😀

Caso tenha mais dúvidas eu vou deixar abaixo alguns links com mais conteúdos esclarecedores sobre a área de UI Design.

https://www.chiefofdesign.com.br/ui-design/

https://www.chiefofdesign.com.br/o-que-faz-um-ui-designer/

https://www.chiefofdesign.com.br/ux-design-e-ui-design/

https://www.chiefofdesign.com.br/migrar-para-ui-design/

https://www.chiefofdesign.com.br/web-design-ou-ui-design/

Chief of Design

Um canal de conteúdos sobre Web Design, Front-End, Design, Comunicação e Criatividade em geral. Acesse, curta e compartilhe nossos conteúdos!! Por que Qualquer Um Acha Que Pode Dar Pitacos, Né ???