Criar sites – Por onde eu começo a aprender?

Descubra 4 conhecimentos fundamentais para criação de sites e absorva a partir de hoje sem se sentir perdido

criar sites:-por onde eu começo?

Eae! Tudo bele?

Deseja aprender criar sites? Sites bons, de verdade? Saiba que para isso você precisará mexer em um campo que é muito amplo porque para criar sites que funcionam exige-se planejamento, tempo, conhecimentos dos conceitos, e não soluções sem critério que com alguns “arraste-e-solte” já se tem um suposto site.

Existem muitas ferramentas específicas e princípios para conhecer, que o pensamento que passa na mente de um iniciante é: Por onde devo começar?

Você começa fazer uma pesquisa na web sobre material para estudar e começa ver termos como Photoshop, HTML, CSS, WordPress, Design de interface, UX, Javascript, PHP e muitos outros.

Tanto conhecimento para adquirir são oportunidades, porém ter muitas opções para escolher pode causar paralisia e você acaba não escolhendo nada. É o paradoxo da escolha.

São tantas opções que deveriam trazer liberdade para a pessoa, mas ao contrário escraviza em uma insatisfação mesmo já tendo escolhido por onde começar. Questões como; “Será que eu tivesse começado por aquela outra matéria seria melhor?”, invadem a mente.

Caso você nunca pesquisou nada sobre criar sites talvez não tenha passado por isso. Então esse artigo tende a te prevenir quanto às dúvidas na escolha.

Agora se você já tem conhecimento mínimo, humildemente queremos te sugerir um caminho que te deixe seguro para iniciar seus estudos. Não é uma regra rígida. Mas pode te livrar de tantos pensamentos sobre onde começar.

Ponha na mente:

Você não pode se sentir sobrecarregado por tudo que há para aprender sobre criação de sites. Entretanto você tem que começar firme por algum lugar.

Essa orientação pressupõe que você não teve nenhuma, ou pouca educação formal de design, nunca lidou com códigos e tem pouca ou nenhuma experiência no segmento de web design.

Então vamos lá! Descubra 4 conhecimentos fundamentais para criação de sites e absorva a partir de hoje sem se sentir perdido.

1# – Princípios de funcionamento e tecnologias aplicadas a criação de sites

criar sites

Em se tratando de aprender criar sites alguns princípios não são só primordiais, são urgentes. Isso porque essa absorção já possibilita ao aluno ter uma noção básica se trabalhar com web é para ele ou não. E o mais bacana que esses conhecimentos são de fácil absorção. É o básico. Se trata de uma verdadeira introdução ao mundo web design.

Minha indicação que essa seja a primeira coisa que você deve pesquisar se estiver a fim de aprender a criar sites, tanto que no meu curso, Web Designer Pro, estão entre os primeiros conteúdos disponíveis no módulo de conceitos.Os outros 3 conhecimentos que comentarei no artigo podem vir em seguida e até de forma paralela entre eles.

Agora voltando a essa introdução. Pesquisar sobre os princípios de funcionamento e tecnologias aplicadas possibilitará conhecer o fundamental sobre como gira o mundo do web design.

Então para começar você pode pesquisar sobre:

  • O que é domínio;
  • Onde são armazenados os arquivos de um site;
  • Como uma página web é formada no monitor do usuário;
  • Quais tipos de linguagens são usada para construir páginas web;
  • Quais tipos de sites existem e quando usá-los;
  • Como é formado um site (anatomia de um site).

As respostas para essas questões vão te despertar para novas oportunidades. Elas te ajudarão a atingir os próximos níveis.

Caso você queira um atalho para atingir os próximos níveis sugiro conhecer o Web Designer Pro.

2# – Fundamentos de Design

fundamentos de design

A ação de criar sites bons de verdade sempre estará atrelado à aplicar Design. Quando você está determinando uma cor ou escolhendo um fonte para uma página web você usa de Design para tomar essas decisões.

Fazer Design é pensar em soluções simples para os problemas das pessoas, sendo útil, agradável e coerente com meio onde é aplicado.

Lógico que o ambiente digital tem suas particularidades, mas a base que deve envolver a construção de um layout para site deve considerar o uso dos fundamentos de Design.

Até mesmo para construir um site em uma plataforma de “arraste-e-solte” como o Wix você deve fazer uma planejamento e executar o planejado baseado nos fundamentos de Design

Portanto, desde já é importante que você conheça esses fundamentos para que entenda as decisões de Design em sites que te inspiram e também para poder tomar suas próprias decisões.

Entre alguns fundamentos que você pode considerar em suas pesquisas estão ponto, linha, plano, ritmo, equilíbrio, modularidade, tempo e movimento, teoria das cores, tipografia, imagens, grids, fundamentos de layout, Gestalt, só para citar alguns.

Entretanto Fundamentos de Design é um assunto muito extenso que dura um certo tempo para absorver e mais tempo ainda para dominar. É algo que sempre você deve estudar, praticar e observar.

Mas como o objetivo deste artigo é te mostrar por onde começar até nos fundamentos vou te sugerir três caminhos iniciais que são importantes para começar a criar sites..

Eles são os mais importantes? Todos os fundamentos são importantes. Neste caso prefiro dizer que eles estão entre os que mais se aplicam em websites.

Você pode começar por eles. Reforçando que estes são apenas os primeiros passos levando em conta a grande aplicação de uso. Você terá que se aprimorar nos outros fundamentos mais tarde.

Tipografia

A não ser que um site seja formado só de imagens ou vídeos o que podemos mais encontrar são sites com conteúdos formados por textos. Praticamente a web é formados por textos. O fundamento da tipografia é primordial, por isso sugiro ele como um dos primeiros fundamentos para estudos que podem ser aplicados a web.

A tipografia existe para que você possa escolher a fonte certa para um projeto, o tamanho certo, garantir uma hierarquia visual adequada e um texto legível.

Temos uma série de artigos sobre tipografia aqui no blog. Você pode começar por este.

Teoria das cores

A cor é um elemento presente em peças. Em websites não seria diferente. Basicamente a gente difere elementos pelo contraste entre as cores.

Impossível tratar de Design sem cores. E é impossível criar sites sem cores.

E não se trata tão somente de escolher cores aleatoriamente. Deve existir uma motivação para cada decisão. O emprego das cores interfere na percepção, em questões de usabilidade e também com a experiência do usuário.

Também temos uma boa coletânea de artigos sobre esse assunto aqui no blog. Você pode começar com as Teorias das cores.

Grids

Através deles pode você organizar todas as informações que serão inseridas em um website. Sabe quando você olha para um website e vê todos os blocos alinhadinhos com espaçamentos entre eles, tudo organizado? Os grids possibilitam isso.

Grids são responsáveis por hierarquizar informações e orientar a atenção do leitor através delas. Sem contar que gera uma precisão na construção dos layouts e agilizam a produção.

Pela grau de organização que um grid pode proporcionar acredito que deve estar entre os primeiros fundamentos aplicados à criação de sites que você pode estudar.

Você pode saber mais sobre grids neste artigo.

3# – Design de interface do usuário

Design de interface

Um Web Designer utiliza o Design de interface do usuário para sites e aplicações web.

O Design de interface do usuário essencialmente leva em consideração o jeito que usuários interagem com as interfaces. Ele serve para estruturar elementos visualmente na interface de forma atenda as necessidades dos usuários e elimine as dificuldades.

Falamos de Design de interface do usuário quando estamos projetando o visual do site. Mas não é tão somente construir um site bonito. É sim um site onde cada forma é atribuída uma função e torna amigável a interação do usuário.

Resumindo. Você deve pesquisar sobre Design de interface do usuário para conhecer os princípios para construção de um site que funciona.

Para saber mais leia este artigo e este.

4# – Codificação

codificação

Defendemos aqui no Chief of Design que para trabalhar com Web Design deve-se conhecer os códigos para desenvolvimento de um site (Calma! Não todos!).

Pode ser que você encontre um emprego que você somente trabalhe com o Design de interface e não lide com códigos. Mas isso mesmo assim conhecê-los será primordial para que você construa interfaces mais preparadas para receber uma codificação adequada com os padrões web.

A primeira linguagem indicada para que você tenha contato é o HTML.

HTML é a estrutura básica de qualquer site moderno. Ele marca e dá semântica ao conteúdo. E ela que diz para o navegador, por exemplo, que um parágrafo é um parágrafo. E o CSS que é responsável pela estilização visual dos elementos HTML. Ele dá forma a elementos de um website. E ele que diz, por exemplo que um texto, deve ter a cor azul ou vermelha.

Diferentemente das linguagens de programação o HTML e o CSS são mais fáceis de aprender. E com pelo menos 50% de conhecimento destas linguagem já dá para estruturar um site visualmente.

E para facilitar o início do seus estudos dou as seguintes sugestões.

Para o HTML

Ao pesquisar sobre o HTML você conhecerá as tags. Tags são etiquetas que informa ao navegador que tipo de informação está envolto dela.

Por exemplo. Para um parágrafo existe aplicação de um tipo específico de tag. Para imagem também.

Existem dezenas de tags. E muitas delas talvez você nunca use. E como você pode otimizar seu aprendizado? Simples. Pesquisando sobre as mais utilizadas.

Basta observar em um site, que tipo de informação ele oferece. Muitos dispõe o conteúdos em parágrafos, algo óbvio por ser tratar de textos. Também tem títulos e subtítulos. Tudo que você deve observar é quais elementos de conteúdo mais se repetem em sites e quais são as tags HTML responsáveis por eles.

Segue uma pequena lista de elementos encontrados em sites:

  • Títulos;
  • Subtítulos;
  • Parágrafos;
  • Listas;
  • Tabelas;
  • Imagens;
  • Vídeos.

Também pesquise sobre tags fundamentais do HTML5. HTML5 é a versão atual do HTML.

Para facilitar mais sua vida indico a você o Ebook Solidário de Fluência em HTML e CSS. Ali você encontrará a explicação das principais tags com aplicação prática a um preço acessível e de quebra ajuda crianças com câncer já que a renda é doada para o GRAAC.

Para o CSS

Com o CSS você pega um elemento de um site e estipula comandos que serão interpretados para o navegador. Ele pode dizer que um elemento pode ter uma cor específica, uma altura e largura especifica, qual posição elemento ficará no site, também em que posição ficarão os elementos vizinhos, só para citar alguns exemplos.

Você pode definir também:

  • Cor, tamanho e peso fontes;
  • Alinhamentos de textos;
  • Largura, altura e posicionamento de blocos;
  • Cor e imagem de fundo para blocos;
  • Bordas e sombras de elementos;
  • Espaçamento entre elementos;
  • Ocultação de elementos, etc.

Mas para começar seus estudos sugiro que você siga o que há de mais presente em páginas web que são os textos. Comece estudando as propriedades de textos. Depois que dominar esta etapa você já dominou a sintaxe e está apto para partir para outras propriedades.

Indico este artigo sobre Tipografia para Web para que você conheça as principais propriedades CSS aplicadas a textos.

E para um aprofundamento em CSS volto a indicar o Ebook Solidário de Fluência em HTML e CSS.

E agora? Se sente preparado para aprender a criar sites?

Tentei aqui indicar caminhos para uma iniciação como matérias relevantes entre tantas que existem sobre criação de sites. Os conteúdos indicados representam uma pequena porcentagem do que pode ser estudado para quem não haja sobrecarga, mas em termos de resultados eles já possibilitam uma avanço significativo para quem está iniciando.

Muitos desses conteúdos podem ser encontrados na web. Você pode encontrar alguns aqui no blog, e de forma organizada em formato de videos no curso Web Designer Pro.

Espero ter ajudado na indicação sobre onde começar seus estudos de Web Design de forma a não te deixar perdido com tantas opções.

E você também não sabia por onde começar? Conte a sua experiência aí abaixo.

Compartilhe este artigo com amigos que querem começar na área.

Forte abraço.

Até mais.

David Arty

Olá. Sou David Arty, fundador do blog Chief of Design.
Sou natural de São Paulo, Brasil. Trabalho com design, principalmente com design para web, desde 2009. Procuro transformar ideias loucas e complexas em peças simples, atrativas e funcionais.