7 plugins para melhorar a UX nos projetos WordPress

Conheça os melhores plugins para melhorar a UX nos projetos WordPress

Na hora de saber como criar um blog, um site ou algum outro projeto na internet, não faltam plataformas para viabilizar essa empreitada. Apenas para citar algumas é possível mencionar a Wix, Webnode e o Joomla!

Porém, qualquer lista sobre os melhores sistemas de gerenciamento não estará completa se ela não trazer o WordPress.

Lançada em 2003, quando ainda a onda de blogs e sites estava no início, o WordPress guiou muitos usuários na criação e no gerenciamento de algum projeto na web. 

O fato de ser uma plataforma intuitiva e que não exige do usuário um conhecimento aprofundado sobre programação era um dos atrativos. Outro motivo para o WordPress se tornar conhecido são os plugins.

A grande variedade de plugins que a plataforma apresenta conquistou a preferência de vários usuários, tanto dos iniciantes quanto dos experientes. É possível salientar que também há plugins que melhoram muito a UX nos projetos que envolvem o uso da plataforma WordPress.

Para você saber mais sobre a importância da UX e dos plugins, confira o nosso artigo sobre esse tema. 

Experiência de Usuário – Como ela influencia no seu projeto online

Ao pesquisar conteúdo sobre como criar um blog, um site ou aplicativo, a sigla UX ganha destaque. A razão para isso reside no fato de que ela tem influência direta no modo como os usuários vão interagir, apreciar ou até mesmo recomendar o seu projeto na internet.

UX é a sigla para User Experience, que em português significa Experiência de Usuário. Esse termo não é recente e desde os anos 90, quando a internet ainda estava ganhando espaço no nosso dia a dia, ela vem aparecendo.

A User Experience representa o que um usuário sente ao usar um produto, aplicativo ou acessar um site. Um exemplo prático da presença da UX no seu cotidiano é quando você utiliza um smartphone novo. 

Se você se adaptar de forma rápida às funcionalidades do aparelho e se sentir satisfeito com isso, então a equipe de designers e profissionais responsável pelo smartphone obtiveram êxito em promover uma satisfatória Experiência de Usuário.

Mas lembre-se que a UX vai além do uso de um smartphone. Ela é essencial para quem vai criar um site, um aplicativo ou uma rede social. No caso de uma loja virtual, por exemplo, melhorar a User Experience é pensar no bom atendimento aos clientes.

Sendo assim, isso vale também para quem quer saber como criar um blog, um site ou e-commerce no WordPress. Nesse caso, os plugins se tornam aliados indispensáveis.

Conheça os melhores plugins para melhorar a UX nos projetos WordPress

Se o seu site ou blog no WordPress fosse um carro de corrida, os plugins seriam os acessórios que vão conferir a ele mais velocidade, mais estabilidade, em resumo, tornar a sua máquina mais competitiva. 

Plugins são basicamente funcionalidades extras que podem ser inseridas no seu site ou blog no WordPress. De um modo geral, eles funcionam como uma extensão capaz de otimizar as principais funcionalidades do seu projeto.

Poder contar com plugins é a melhor maneira de turbinar o seu blog, site ou e-commerce do WordPress. E tudo isso sem a necessidade de editar os códigos originais da plataforma. 

Em outras palavras, é bem mais acessível baixar e ativar um plugin do que se aventurar a customizar infinitas linhas de código. Isso é bastante trabalhoso especialmente para quem não é habituado com linguagens de programação.

No caso do WordPress, ele é um CMS que traz para os usuários um cardápio variado de plugins. Alguns são gratuitos, outros, mais avançados e aprimorados, são pagos.

Independente de pagar ou não, o fato é que eles ajudam muito a UX do seu projeto WordPress, tornando a Experiência do Usuário em seu site mais agradável e intuitiva. Por isso, confira aqui alguns dos plugins que vão turbinar o seu projeto na web. 

WooCommerce

Se o seu projeto em WordPress é um e-commerce, esse é o plugin ideal. Com ele, você terá condições de fornecer aos usuários diferentes formas de pagamento, organizar melhor os produtos e facilitar a navegação dos visitantes.

Ele é um plugin bastante intuitivo e de fácil personalização, sendo um dos mais conhecidos da plataforma.

2 – Duplicator

Ele é um plugin muito útil para o dono do site. O Duplicator permite migrar, copiar, mover ou clonar um site de um local para outro. Ele também funciona como um utilitário de backup intuitivo. 

Ações como, por exemplo, a migração e a realização dos backups do WordPress passam a ser facilmente realizadas graças a este plugin.

3 – Yoast Seo

Para saber como criar um blog ou site é fundamental também ficar atento para as famosas (e salvadoras) técnicas de SEO.

São essas técnicas que, quando bem aplicadas, podem definir o posicionamento adequado do projeto nas páginas de resultado do Google. 

Sobretudo, se levarmos em conta que as técnicas de SEO estão relacionadas em promover uma boa Experiência de Usuário, então elas adquirem ainda mais relevância.

Por isso que o WordPress apresenta o Yoast Seo. Entre as várias funções que ele apresenta, vale salientar a possibilidade de você avaliar a legibilidade das suas postagens, otimizando ao máximo a UX do seu conteúdo.

O Yoast Seo também analisa a força das palavras-chaves que você usa nas postagens, facilitando o bom posicionamento no Google e outros buscadores. 

Com a versão gratuita do Yoast Seo você já obtém várias vantagens, mas para assegurar uma Experiência de Usuário ainda melhor, vale gastar um pouco mais e investir na versão premium.

4 – Jetpack

Se há um plugin que pode ser sinônimo de versatilidade, esse plugin é o Jetpack. Esse plugin serve para ajudar a gerar mais tráfego online, garantir a segurança do seu site e avaliar a performance das postagens.

Contudo, é claro que ele também oferece várias outras funcionalidades, especialmente a sua versão premium.

5 – Broken Link Checker

O processo de Link Building é um elemento importante para as técnicas de SEO. Ele consiste no gerenciamento adequado dos links das suas postagens, tanto dos links internos quanto dos externos.

O uso bem planejado de links aponta para o Google que o seu site ou blog é relevante. No entanto, com o passar do tempo alguns links se tornam desatualizados e o Google – assim como os seus usuários – não ficam satisfeitos com isso.

Portanto, para encontrar links quebrados no seu site, o plugin recomendado é o Broken Link Checker. Ele, inclusive, notifica você quando há um link quebrado. Essa notificação pode ser via e-mail ou até mesmo no painel de controle do WordPress.

Basta instalar o Broken Link Checker que ele já inicia uma vistoria no seu site em busca dos links inúteis.

6 – Imagify Image Optimizer

Quando se trata de blogs é normal que o conteúdo das postagens tenha uma farta presença de imagens. 

Elas são fundamentais para viabilizar uma boa Experiência de Usuário promovendo uma quebra de leitura entre os parágrafos, bem como enriquecendo o conteúdo postado.

Porém, o excesso de imagens, especialmente as de alta resolução, pode prejudicar a velocidade do carregamento das páginas. Não custa lembrar que a lentidão em blogs e sites é uma das grandes inimigas da boa Experiência de Usuário.

Nesse caso, o plugin Imagify Image Optimizer atua comprimindo as imagens, tornando-as menos pesadas, tudo para não sobrecarregar o seu blog e torná-lo mais leve.

A versão gratuita desse plugin conta com uma quantidade limite de imagens que ele pode escanear. Já as versões pagas não possuem tantas limitações.

7 – UpdraftPlus 

O backup é um recurso salvador, se tornando essencial para qualquer tipo de site ou blog. Por essa razão, é fundamental encontrar uma solução viável para essa importante função

Por conta disso, diante dos mais variados plugins, é óbvio que o WordPress teria entre as suas alternativas um específico para os backups. O nome dele é UpdraftPlus. 

Ele fornece backups agendados e automatizados logo após a instalação, sempre de maneira intuitiva e eficiente.

Uma das grandes vantagens é disponibilizar variados locais de armazenamento, tais como e-mail, Google Drive e Dropbox.

UX deve ser uma preocupação de todo desenvolvedor 

Os plugins citados são apenas uma parte das várias opções que você poderá encontrar. 

Porém, vai aqui uma dica importante: instale plugins com moderação. Eles são ferramentas úteis, é verdade, mas em excesso fazem mal para a saúde do seu projeto web, tornando o carregamento das páginas mais lento ou até mesmo inutilizando outras funcionalidades.

Instalar apenas os plugins essenciais favorece a boa Experiência de Usuário. Exagerar na quantidade já não é algo recomendado, pois pode sobrecarregar o seu site e até mesmo trazer malwares e outras ameaças digitais. 

Por isso, na hora de saber como criar um blog, utilize apenas os plugins adequados para o seu projeto. Desse modo você vai otimizar a UX no seu projeto WordPress.

Chief of Design

Um canal de conteúdos sobre Web Design, Front-End, Design, Comunicação e Criatividade em geral. Acesse, curta e compartilhe nossos conteúdos!! Por que Qualquer Um Acha Que Pode Dar Pitacos, Né ???